ARRASTE 0%
Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

No passado, Lula disse a Bush que seu inimigo não era o Iraque, mas a fome do povo


    Após nota do Governo Bolsonaro em apoio ao ataque no Iraque ordenado por Trump, que matou um general iraniano deflagrando uma crise internacional, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) posta no Twitter uma fala de Lula sobre conflitos internacionais que ficou muito conhecida


    O presidente Bush me convidou para ir aos Estados Unidos. Ele tava com a obsessão de invadir o Iraque. Ele falou: ʽEu gostaria que o Brasil tivesse conosco nessa empreitadaʼ. E eu disse: ʽPresidente, o meu inimigo não é o Iraque, meu inimigo é a fome do povo brasileiroʼ”.

    Veja a postagem com a fala de Lula e, a seguir, leia a nota do Itamaraty em apoio ao ataque de Trump no Iraque:

    O art. 4° não deixa dúvidas sobre a relação do Brasil com os demais países:
    “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
    (…)
    II – prevalência dos direitos humanos;
    (…)
    VI – defesa da paz;
    VII – solução pacífica dos conflitos;

    O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta sexta-feira (3) uma nota na qual declara apoio ao ataque do governo dos Estados Unidos contra o Irã.

    “Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o Governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo”, consta em trecho do comunicado.

    Após os Estados Unidos ter confirmado a autoria do ataque que matou o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Solemani, na última quinta-feira (2), o preço do petróleo subiu, manifestações tomaram conta das ruas do Irã e a tensão mundial cresceu.

    O presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que irá resistir aos Estados Unidos e prometeu vingança.

    A pasta comandada por Ernesto Araújo também afirmou ser necessário evitar confrontos internacionais: “o Brasil está igualmente pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento”

    Leia a íntegra da nota do Itamaraty:

    “Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o Governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo.

    O Brasil está igualmente pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento.

    O terrorismo não pode ser considerado um problema restrito ao Oriente Médio e aos países desenvolvidos, e o Brasil não pode permanecer indiferente a essa ameaça, que afeta inclusive a América do Sul.

    Diante dessa realidade, em 2019 o Brasil passou a participar em capacidade plena, e não mais apenas como observador, da Conferência Ministerial Hemisférica de Luta contra o Terrorismo, que terá nova sessão em 20 de janeiro em Bogotá.

    O Brasil acompanha com atenção os desdobramentos da ação no Iraque, inclusive seu impacto sobre os preços do petróleo, e apela uma vez mais para a unidade de todas as nações contra o terrorismo em todas as suas formas.

    O Brasil condena igualmente os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá, ocorridos nos últimos dias, e apela ao respeito da Convenção de Viena e à integridade dos agentes diplomáticos norte-americanos reconhecidos pelo governo do Iraque presentes naquele país”

    Ao apoiar o ataque dos EUA contra o Irã que resultou na morte de várias pessoas, o governo Bolsonaro comete mais uma absurda violação de nossa Constituição Federal.

    2 comentários em “No passado, Lula disse a Bush que seu inimigo não era o Iraque, mas a fome do povo”

    1. Socorro Araújo

      Bolsonaro e seus asseclas precisam de camisa de força!!! Povo mais louco que esse está por nascer…

    Os comentários estão fechados.

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading