A sessão havia sido suspensa, mas os microfones ainda estavam ligados quando foi possível ouvir a conversa de Xico Vilela com um colega ao seu lado – ASSISTA
O vereador Xico Vilela (PP), da cidade de Canguçu (RS), foi filmado em sessão da Câmara se referindo a uma servidora como “neguinha” e “puta“. Segundo texto no portal ‘UOL‘, ele será investigado por injúria racial, de acordo com informações do delegado da cidade.
Em sessão na Câmara de Vereadores na segunda-feira (5/6), Francisco Romeu da Silva Vilela, conhecido como Xico Vilela, disse a um colega: “Neguinha puta, puta“.
A fala ocorreu após a sessão ser suspensa a pedido de outro vereador, mostra o texto no portal de otícias. A sessão estava sendo gravada e transmitida ao vivo no YouTube, conforme é possível assistir a íntegra pelo link acima, exatamente no tempo descrito. Depois da fala, o áudio do plenário foi cortado.
O delegado Lauro Marcelo de Souza, responsável pela única delegacia de Canguçu, informou ao UOL que foi instaurado inquérito para investigar injúria racial, após a servidora prestar queixa ontem (7/5) à tarde.
A polícia deve pedir à Câmara Municipal o áudio original da sessão, para evitar questionamentos sobre eventuais edições da gravação.
Depoimentos de testemunhas e do suspeito também devem ser colhidos.
O delegado estima que a investigação deve ser concluída em uma semana.
O PP de Canguçu emitiu uma nota, também divulgada nas redes sociais, em que criticou o vereador e disse se tratar de “ato isolado“.