| Brasília (DF)
23 de agosto de 2026
O Ministério Público Eleitoral informou ao Tribunal Superior Eleitoral, neste domingo (23/ago), que não identifica irregularidade na fotografia apresentada por Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, para a urna eletrônica de 2026.
Na imagem, o presidente aparece de chapéu. O acessório é usado pela primeira vez em uma disputa presidencial do estadista.
A informação reforça a aplicação das regras eleitorais com atenção ao pluralismo e à identificação real do candidato, em meio ao processo de registro das candidaturas, segundo o G1.
Lula adotou o chapéu por recomendação médica após a retirada de uma lesão de câncer de pele no couro cabeludo, em abril.
A prática também se relaciona a cirurgias anteriores na cabeça, decorrentes de uma queda em outubro de 2024, segundo a CNN Brasil.
A Resolução nº 23.609/2019 do TSE exige fotografia frontal, em busto, com trajes adequados. A norma assegura o uso de indumentária e pintura corporal étnicas ou religiosas, além de acessórios necessários a pessoa com deficiência. Proíbe, contudo, elementos cênicos e adornos com conotação de propaganda eleitoral ou que induzam ou dificultem o reconhecimento do candidato pelo eleitorado, segundo o G1.
O parecer do MPE alinha-se a precedentes da Justiça Eleitoral, como a decisão de 2022 que autorizou o então candidato a deputado federal Douglas Belchior a usar boné na urna, por considerá-lo parte de sua identidade sociocultural.
Especialistas em direito eleitoral se dividiram sobre o caso de Lula: alguns sustentam que o chapéu, por ser recente, não integra sua identificação visual histórica; outros destacam que a imagem permite o reconhecimento inequívoco e atende à finalidade da norma, segundo o G1.
A manifestação do Ministério Público Eleitoral fortalece a segurança jurídica do processo eleitoral e evita interpretações excessivamente restritivas que poderiam afetar a expressão legítima de candidatos.
O documento também conclui que não há impedimentos ao registro da candidatura petista, pois os requisitos legais foram cumpridos.
Mesmo em hipótese de irregularidade técnica na foto, o prazo de três dias para substituição da imagem estaria disponível, conforme regras do TSE, segundo o R7.
SIGA NAS REDES SOCIAIS

![]()
Compartilhe via botões abaixo:
