CNJ abre procedimento para apurar conduta de Moro e de desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
RECEBA nossas ATUALIZAÇÕES direto no WHATSAP
Do G1 – O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro João Otávio de Noronha, determinou nesta terça-feira (10) abertura de um procedimento para apurar a conduta do desembargador Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que mandou soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo (8), e do relator do caso na Corte, João Pedro Gebran Neto, que suspendeu a decisão do colega. O corregedor também determinou procedimento para apurar a conduta do juiz Sérgio Moro no mesmo caso.
Segundo nota divulgada pela corregedoria, os oito questionamentos apresentados no CNJ contra Favreto e os dois contra Moro serão unificados em uma única apuração ampla dos fatos ocorridos no último domingo.
“As oito representações apresentadas até agora ao CNJ, Conselho Nacional de Justiça, contra o Desembargador Rogério Favreto e as duas apresentadas contra o Juiz Sérgio Moro serão sobrestadas e apensadas ao Procedimento determinado pelo Corregedor Nacional, já que se trata de uma apuração mais ampla dos fatos“, diz nota.
Segundo Noronha, os trabalhos serão iniciados “imediatamente” pela Corregedoria.
A decisão do corregedor se refere a um procedimento preliminar. Para que um processo disciplinar seja aberto, é preciso uma decisão do plenário do CNJ. As punições vão de censura a aposentadoria compulsória (perda do cargo, mas manutenção do salário).
Presidente do STJ nega habeas corpus e critica desembargador que mandou soltar Lula.
Disputa de decisões
Favreto concedeu habeas corpus a Lula alegando que um fato novo, a pré-candidatura à Presidência da República, o autorizava a tomar uma decisão durante o plantão judiciário.
Gebran chegou a determinar que a decisão não fosse cumprida, mas a palavra final, após uma guerra de decisões, foi do presidente do TRF-4, Thompson Flores, que decidiu manter a prisão, afirmando que a pré-candidatura de Lula já era fato público e notório, por isso, não havia questão nova a ser decidida pelo plantonista.
Favreto é desembargador plantonista e já foi filiado ao PT. Ele se desfiliou ao assumir o cargo no tribunal.
Em setembro de 2016, durante votação da Corte Especial do TRF-4, ele foi o único que votou a favor da abertura de um processo administrativo disciplinar contra Moro e por seu afastamento cautelar da jurisdição, até a conclusão da investigação.
Favreto também já teve uma reclamação arquivada pelo CNJ em junho de 2017. O autor afirmava que o desembargador havia utilizado um blog para fazer críticas à atuação do juiz federal Sérgio Moro na condução dos processos da Operação Lava Jato.
O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, entendeu que o autor não conseguiu comprovar sua alegação.
O Urbs Magna🌐 é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhecom seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
RECEBA nossas ATUALIZAÇÕES direto no WHATSAP
Subscreva nosso Canal do Youtube e acesse todos os vídeos.
Curta nossa Página no Facebook e receba em primeira mão todas as postagens.
Entre para o Grupo PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO e acompanhe as propostas para um país mais igualitário.
Siga-nos no Twitter.
Meu Deus, gente. Voces ainda não entenderam???!! É golpe. GOLPE. Não tem nenhuma base legal pra nada disso que está acontecendo. O CNJ é só mais um nesta gangue de toga. Parem de se aloprar. Só quebradeira na rua vai fazer estes caras recuarem.
Verdade lula livre já
é verdade, este STJ, Moro & CIA LTDA. são todos coruptos, sem dizer que a maioria deles são da MAÇONARIA: Organização Secreta e corupta! O Brasil está nas mãos de BANDIDOS, com ou sem toga: são todos servidores de Satan!
Ministro Alexandre de Moraes, era soldado de primeiro time do PSDB, ocupando vários cargos em gestões tucanas.
Nelson Jobim, ex-Ministro do STF, foi presidente do PMDB.
http://justificando.cartacapital.com.br/2018/07/10/no-hospicio-juridico-moro-ficou-nu/
E o que dizer dessa praga de ministrinha do STJ, cria do FHC, que anula todos os HC SEM LER e ainda crítica o ministro Favretto?! Normal, se pensarmos que vem da figura que soltou o estuprador Abdelmassih.
O trapo juizeco moro, deveria ser banido há muito tempo por ser serviçal do PSDB e quadrilha do aercinho.,