Ele não guarda segredo. Responsável por levar a público o sistema secreto de vigilância global dos EUA e as mensagens dos procuradores da Lava Jato, o jornalista e advogado constitucionalista Glenn Greenwald estará no centro do Roda Viva, ao vivo, nesta segunda às 22:00h, diz o chamado postado no YouTube
Para quem ainda não sabe de onde surgiu Greenwald, leia abaixo:
Glenn Edward Greenwald (Nova Iorque, 6 de março de 1967) é um escritor, advogado especialista em direito constitucional dos Estados Unidos e jornalista norte-americano, radicado no Rio de Janeiro desde 2005
Glenn é autor de quatro livros entre os mais vendidos do New York Times na seção de política e direito. Seu livro mais recente, No Place To Hide (Sem Lugar Para se Esconder), descreve o estado de vigilância implementado pelo governo americano e seus aprendizados durante as reportagens sobre os documentos vazados por Edward Snowden.
Antes de fundar o Intercept, Greenwald escrevia para o jornal britânico The Guardian e para o portal Salon. Foi o primeiro ganhador, ao lado de Amy Goodman, do Prêmio de Jornalismo Independente Park Center I.F. Stone em 2008 e recebeu o Prêmio Online Journalism de 2010 por sua investigação sobre as condições degradantes na detenção de Chelsea Manning.
Reportagens sobre a NSA (Agênia de Segurança Nacional – EUA) lhe rendeream o Prêmio George Polk de Reportagens sobe Segurança Nacional, o Prêmio de Jornalismo Investigativo e de Jornaismo Fiscalizador da Gannett Foundation, o Prêmio Esso de Excelência em Reportagens Investigativas no Brasil (foi o primeiro estrangeiro premiado) e o Prêmio de Pioneirismo da Eletronic Frontier Foundation.
Leia mais no Telepadi