Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Momento que entrará para a história: Arce ordena que general golpista acate Constituição (NOVO VÍDEO)

    Horas depois, Juan José Zúñiga foi detido e, durante o trajeto até a viatura, foi cercado por jornalistas – O militar argumentou sobre um pedido feito pelo Presidente, para aumentar sua popularidade por meio de um autogolpe, mas foi desacreditado – LEIA E ASSISTA

    Receba notícias do Canal Urbs Magna no WhatsApp

    O general que quis dar um golpe na Bolívia, mas foi confrontado pelo Presidente Luis Arce, foi preso às 19h, horas depois de uma cômica tentativa de intrusão na Casa Del Pueblo – residência oficial do Presidente do país, onde o mandatário do país ordenou que o militar acatasse a “legalidade constitucional“, segundo afirmou no X o secretário de relações internacionais do Partido Comunista da Espanha, Manu Piñeda.

    Este momento entrará para a história. Esta imagem se tornará um ícone da dignidade. O Presidente legítimo do Estado Plurinacional da Bolívia, Luis Arce, enfrenta o general golpista Juan José Zúñiga e ordena-lhe que acate a legalidade constitucional”, afirmou Piñeda, cujas palavras na plataforma social viralizaram na noite de quarta-feira, após a tragicômica movimentação para uma tentativa de ruptura democrática.




    O Presidente da Bolívia, Luis Arce, ordena que o general Juan José Zúñiga dê meia-volta com seus homens, na tentativa frustrada de invadir o Palácio Quemado – 26.6.2024 – reprodução

    Nos momentos difíceis, como este, vê-se o valor dos líderes. Ele tomou as decisões corretas e acertadas e colocou o seu corpo para defender a democracia. Os povos da Bolívia responderam ao seu apelo e a normalidade está sendo restabelecida”, concluiu o secretário de relações internacionais do Partido Comunista da Espanha.

    Um vídeo mostra um blindado derrubando a porta para a invasão do Palácio.


    Outro vídeo que viralizou mostra Luis Arce sendo enérgico com o general, seu ex-comandante militar, exonerado minutos depois. Mas um novo vídeo foi postado no final da noite e mostra o presidente Luis Arce discutindo com Juan José Zúñiga em meio a outros líderes militares no Palácio Quemado, em outro ângulo.

    Veja a seguir e leia mais depois:

    Horas depois, o militar foi preso. Durante o trajeto até a viatura, jornalistas cercaram Juan José Zúñiga, que argumentou sobre um pedido feito por Arce, que queria aumentar sua popularidade por meio de um autogolpe, mas foi desacreditado.

    As imagens das declarações do general também viralizam nos perfis da extrema direita, nas redes sociais.

    Zúñiga disse que, no domingo, Arce disse para ele que a situação estava “muito complicada” e que a semana seria “crítica“. O presidente teria dito, segundo o militar: “Então é necessário preparar algo para aumentar minha popularidade“.

    De acordo com perfis nas redes bolivianas, o general mente, pois ele foi preso.

    Veja a seguir e leia mais depois:



    Depois da prisão, Zúñiga foi apresentado à imprensa na delegacia, juntamente com Juan Arnez Salvador, ex-comandante das Forças Armadas, Os dois estão envolvidos no que o governo boliviano chamou de “golpe frustrado”, conforme transcreveu o El País Bolívia.


    O momento histórico desta quarta-feira (26/6) ficará conhecido como a La Revolta de la Plaza Murillo, que é a área física onde se localizam o Palácio Quemado e a Casa Grande del Pueblo, locais em que o militar chegou a bordo de um tanque de guerra.

    Ali, outros veículos blindados se somaram a dezenas de homens uniformizados com armas e munições.

    Juan José Zúñiga e Juan Arnez Salvador foram retirados de dentro de um veículo blindado que bateu na porta da Casa del Pueblo, disse a mídia, que acrescentou que, por volta das 19 horas, foram transferidos para celas da força anticrime, onde o Ministro do Governo, Eduardo Del Castillo, os apresentou como “criminosos” e anunciou o processo penal já aberto pelo Ministério Público do país.

    Receba notícias do Canal Urbs Magna no WhatsApp

    🗣️💬

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading