Ministro Luiz Marinho faz pronunciamento e destaca políticas de Lula por ocasião do Dia do Trabalhador

“Não são as máquinas, não é o dinheiro, não são os aplicativos, os algoritmos ou a inteligência artificial. São vocês, homens e mulheres de carne e osso, que fazem valer cada gota do seu suor e que merecem a parte justa das riquezas que produzem




siga também nosso CANAL (AQUI)



O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, na noite desta terça-feira (30/4), por ocasião do Dia do Trabalhador, comemorado neste dia 1º de maio, e destacou as políticas do governo do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em prol dos trabalhadores.

Marinho argumentou sobre todos os resultados positivos ligados à sua pasta durante a terceira gestão do estadista, com especial atenção para a geração de empregos e a valorização salarial, que retornaram após os anos em que o Brasil teve as principais conquistas dos trabalhadores retiradas.

Isso ocorreu nos governos do ex-presidente Michel Temer, que assumiu a Presidência após o Golpe 2016, que destituiu Dilma Rousseff (PT), e de Jair Bolsonaro, que somente foi vitorioso na eleição de 2018 por conta do ‘lawfare‘ contra Lula, que era o favorito ao Palácio do Planalto.

Em nome do Governo Federal, Marinho prestou “homenagem especial” a todas as classes de trabalhadores que “ignoraram os especialistas do mercado” e “fizeram a economia do Brasil crescer no ano passado, muito acima das previsões mais otimistas“.

O ministro disse que todos produzem “as riquezas do nosso país” e “merecem melhores salários, garantias de direito, mais qualidade de vida e oportunidades para crescer“. Sobre Lula III, o ministro disse que “nosso governo está no rumo certo” na construção de “um Brasil melhor para todo o povo brasileiro“.

Primeiro de Maio é dia “de comemorar a geração recorde de empregos com carteira assinada: nos primeiros três meses desse ano [2024] geramos 720 mil empregos34% a mais do que no mesmo período do ano passado [2023]. Desde o início do nosso governo já foram 2,19 milhões de empregos de carteira assinada“, discursou.


É dia de comemorar também a valorização real do salário mínimo, que voltou a subir acima da inflação; a valorização de todos os salários das mais diversas categorias profissionais que também foram reajustados acima da inflação; o aumento de mais de 11% do rendimento médio dos trabalhadores e das trabalhadoras em 2023. Recorde histórico
Luiz Marinho (PT)
Ministro do Trabalho e Emprego

Segundo o ministro, estão nessa lista as “políticas públicas” de Lula que “tiraram 24,4 milhões de homens, mulheres e crianças do pesadelo da fome“, no período de “pouco mais de 1 ano“; a promessa da “reforma tributária, que vai baratear os preços dos alimentos” e a conquista da “igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções“.

Também foram citados “a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos” e “o compromisso” da ampliação da isenção para quem ganha até R$ 5 mil, até 2026; “a proposta” de “direitos trabalhistas e previdenciários para os motoristas de aplicativos sem que eles precisem renunciar a sua autonomia“; “o lançamento do programa Acredita – o maior programa de crédito da nossa história é crédito imobiliário para a classe média, que sonha com a casa própria“;

Na sequência, Marinho lembrou do “crédito para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas e condições altamente favoráveis para a renegociação de suas dívidas;
crédito para quem está escrito no CAD Único e deseja começar um pequeno negócio, por menor que sejacrédito para quem mais precisa, porque nosso governo tem fé no Brasil e no povo trabalhador brasileiro“.


O Brasil voltou a ocupar um lugar de destaque no cenário internacional. É mais investimento para o nosso país. E novos investimentos trazem mais desenvolvimento econômico e mais emprego
Luiz Marinho (PT)
Ministro do Trabalho e Emprego


O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa em setembro de 2023, quando o Brasil assumiu o comando do G20, ao final da 18ª cúpula dos chefes de Estado e de governo do bloco, em Nova Délhi, capital da Índia | Imagem reprodução

“Em pouco mais de um ano, o governo do presidente Lula abriu mais de cem novos mercados internacionais para as exportações brasileiras, o que também traduz na geração de novos postos de trabalho”, disse.

“Mas não basta aumentar a oferta de empregos. É preciso lutar contra a precarização do trabalho do Brasil em todas as partes do mundo. Por isso, o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai firmaram no ano passado, em Nova York, uma parceria inédita pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa do trabalho decente”, continuou.


Porque não as máquinas, não é o dinheiro, não são os aplicativos, os algoritmos ou a inteligência artificial. São vocês, homens e mulheres de carne e osso que fazem valer cada gota do seu suor e que merecem a parte justa das riquezas que produzem.

Um grande abraço e um feliz Primeiro de Maio
Luiz Marinho (PT)
Ministro do Trabalho e Emprego




siga também nosso CANAL (AQUI)

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading