O candidato derrotado em 2022 para o hoje Presidente do Brasil pede para ser preso. Ele publicou conteúdo falso no Instagram e a rede social incluiu marcação de informação inverídica. Só depois o inelegível excluiu a mentira
Uma publicação de Jair Bolsonaro (PL) nos stories foi apontada como informação falsa pelo Instagram na tarde desta quinta-feira (8/2).
Mesmo com a operação ‘Tempus Veritas‘, da Polícia Federal, o inelegível desafia a Justiça e continua a postar mentiras para alimentar e manter seus seguidores.
As buscas, apreensões e prisões de hoje miram o ex-presidente e aliados envolvidos numa articulação golpista, segundo as investigações.
Depois da marcação da plataforma social, Bolsonaro tirou o conteúdo do ar, como mostra o jornal ‘O Globo‘.
A postagem trazia um vídeo da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, falando sobre um projeto de cunho tributário.
O conteúdo, no entanto, é antigo, de 2020, quando Tebet ainda era senadora, e o presidente era o próprio Bolsonaro.
“No caso do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), se vier uma majoração de alíquota, que hoje é até 8% como máxima, chegando na proposta que está sendo apresentada aqui, não vou entrar no mérito se acho muito ou pouco, de até 30%. Sairíamos de 8% para 30%“, diz Tebet na gravação.
O post compartilhado por Bolsonaro incluía as frases “Imposto sobre herança” e “Aumentar de 8% para 30% ITCMD“.
De acordo com o serviço de checagem da agência Reuters, Tebet participava à época de um debate promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e pelo portal Congresso em Foco sobre medidas para enfrentar a crise sanitária da Covid-19.
No trecho, não é possível identificar se ela é a favor ou contra a medida.
O mesmo vídeo foi usado pelo vereador Carlos Bolsonaro em um canal no aplicativo ‘Telegram‘, pedindo que apoiadores o ajudassem a “mudar o foco“, horas após ser desencadeada a operação da PF.
Na plataforma social de microblogging ‘X’, o mesmo conteúdo tem circulado livremente nos últimos dias, especialmente entre apoiadores do bolsonarismo.
A deputada federal Rosângela Moro, mulher do senador que pode ser cassado nos próximos dias, Sergio Moro, foi um dos nomes a abordar o assunto no X.
“Ouço aqui um pronunciamento da ministra do Planejamento com proposta de ITCMD (imposto sobre herança) de até 30%. Ânsia arrecadatória do governo sem precedentes. Não podemos deixar passar isso“, escreveu a parlamentar junto do vídeo retirado de contexto.
Desde 2019, o Instagram trabalha com verificadores de fatos independentes que marcam conteúdos falsos. Com isso, a rede social reduz a visibilidade no feed e nos stories para que seja mais difícil encontrar tais conteúdos.
