Mega leilão do pré-sal nesta quarta (6) fará o Brasil virar uma bosta – por Antônio Lisboa


Esta quarta, 06 de novembro, tem tudo para ser o dia mais triste da História recente do Brasil



Será mais triste que o impeachment de Dilma, mais que a prisão de Lula, mais que o golpe de Temer, mais que a eleição do fascista (se bem que seja difícil existir algo mais triste que isso).

Mesmo porque todos esses deprimentes dias aconteceram para que chegasse finalmente o que vem por aí: o Mega Leilão do Pre-sal, ou melhor, do chamado “excedente da cessão onerosa”. Palavrão que significa em português claro: Todo o excedente das reservas de petróleo encontradas que não eram previstas pela Petrobrás quando fez o investimento em perfurar os poços em profundidade.

A Petrobrás esperava encontrar uma quantidade, mas encontrou três vezes mais. São esses dois terços a mais que serão entregues para o capital inter e transnacional. Um patrimônio estimado em mais de um trilhão de reais. Os tais royalties que durante anos tanto se falou no Brasil e cuja destinação para o “eu quero mais emprego, mais saúde e educação” era pauta fundamental dos protestos de 2013. Mas como na canção de Rita Lee, “tudo virou bosta”.

Socializada hoje só as manchas do crudo misterioso que se espalha pelo litoral nordestino. Mas o mais bizarro disso tudo é que todo esse petróleo excedente será explorado agora sem a parceria da Petrobrás, desde que durante o golpe o Congresso Nacional aprovou a proposta de José Serra de extinguir o sistema de partilha criado no governo Lula (uma das coisas mais geniais dos governos petistas). Ou seja, a Petrobrás investiu sozinha no desenvolvimento da caríssima e especialíssima tecnologia de extração do pre-sal. Mas daqui em diante nem parceira será mais, perdendo o controle não só do crudo, mas da própria tecnologia desenvolvida pelo Brasil a um custo altíssimo.

Nesta quarta (06), o futuro do Brasil será literalmente entregue e o país será velado, cremado e sepultado. Ou o povo (esquerda, centro e direita) se une enquanto é tempo e paramos o país em greve geral e nas ruas, ou assinaremos embaixo do maior suicídio já visto de uma quase.”

Antônio Lisboa

Comente

4 comentários em “Mega leilão do pré-sal nesta quarta (6) fará o Brasil virar uma bosta – por Antônio Lisboa”

  1. Magda ferreira santos

    SE PARA NÓS, BRASILEIROS CONSCIENTES, ISTO TUDO É UMA PUNHALADA, FICO IMAGINANDO A DOR QUE SENTE O LULA QUE HONRADA E GLORIOSAMENTE INCENTIVOU E DESCOBRIU O PRÉ SAL!!

  2. Magda ferreira santos

    SEM DÚVIDA ENQUANTO ESTIVERMOS SOB O COMANDO DESTES DESTRUIDORES E ARRASADORES, QUE NÃO CONSTROEM NADA PARA O POVO, SOMENTE PARA SI E SEUS FAMILIARES, ESTAREMOS COM UM PAÍS DESTRUÍDO E TODAS AS CONQUISTAS ARRASADAS!!TEMOS QUE BARRAR E TIRAR O PODER DESTA CORJA GOLPISTA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!

    1. José Alvaro Hernandez

      Quem faz as coisas são as pessoas; entre consumidores e produtores da economia, ocorrem negócios, ou seja, grandes expectativas. O que rola no âmbito das mercadorias, resultando ou não em lucro, é responsabilidade e direito daqueles que “construíram e constroem” aquela mercadoria. Se a Economia precisa ser sustentável prá se sustentar, seria de muito bom tom e gosto. Não será confiscando a economia, ou melhor, a mercadoria que faz a economia, que irá resolver, ou melhor, solucionar corretamente o problema… Para que não mais retorne! Assim sendo, a Economia não deveria ser baseada numa única mercadoria, como é o caso do artigo esse ultra fake, dinheiro.

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.