Medo de Lula: fake volta a circular a um ano e meio da eleição de 2022

28/02/2021 0 Por Redação Urbs Magna

Não é verdade que o jornal satírico francês Charlie Hebdo publicou uma charge do ex-presidente em gesto obsceno com estátua viva da Justiça – Adulteração da imagem reuniu capa antiga do periódico humorístico da França com outro do Peru

De acordo com o Estadão, uma capa falsamente atribuída ao jornal satírico francês Charlie Hebdo com uma charge do ex-presidente Lula assediando estátua da Justiça e uma mensagem ofensiva ao STF (Supremo Tribunal Federal), voltou a circular nas redes sociais.

Matéria do G1, de 2018, já apontava que, três anos antes, em 2015 a montagem já circulava, tendo também retornado à véspera da última eleição presidencial, como ocorre agora a um ano e meio do pleito de 2022.

A imagem original retrata o falecido ex-presidente do Peru, Alan García, que em 2019 cometeu suicídio com um tiro na cabeça em sua casa, em Lima, durante operação policial, ao saber que seria preso, acusado de receber propinas da construtora brasileira Odebrecht – motivo da representação gráfica de sua imagem no ‘El Otorongo’.

O cabeçalho usado para simular o Charlie Hebdo foi apropriado de uma de suas edições de 2012 em que havia uma sátira com o profeta islâmico Maomé em meio a reações violentas a um filme “anti-islâmico”.  

Confira:

Comente com o Face ou utilize a outra seção abaixo. Os comentários são de responsabilidade do autor e não têm vínculo com a publicação. Mantenha um bom nível de discussão, do contrário reservamo-nos o direito de banir seus perfis.