Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Marina diz que muitos lugares no RS não poderão mais ser reconstruídos ‘sabendo que a água vai voltar’

    “Infelizmente, em alguns casos, e não são poucos, não se poderá mais fazer as edificações no mesmo lugar”, afirmou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima – ENTENDA

    Receba notícias do Canal Urbs Magna no WhatsApp



    A Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou, nesta sexta-feira (10/5), em entrevista ao programa ‘Em Pauta‘, da ‘GloboNews‘, que será necessário repensar o planejamento das cidades do Rio Grande do Sul, devido às cheias históricas dos últimos dias.

    Marina explicou que muitos lugares não poderão mais ser como antes por causa dos riscos de se reconstruir em locais com previsão de reincidência de alagamentos.

    A ministra da pasta que considera o tema das mudanças climáticas quis dizer que o impacto no estado é caracterizado por uma combinação de eventos extremos que podem se tornar frequentes, devido às alterações nos padrões regionais de precipitação.

    “Você imagina que no Vale do Taquari já tinha se reconstruído mais de uma vez. Vai se reconstruir uma terceira vez? Uma quarta vez? Sabendo que a água vai voltar? É triste e doloroso você imaginar: ‘Não vou mais morar na minha rua’; ‘Não vai mais existir o meu bairro’. ‘Aquele ponto comercial que eu tinha’; ‘Aquele café’; ‘Aquela venda’; ‘Aquela feira’, afirmou.

    Não vai mais poder ser naquele lugar, infelizmente”, afirmou Marina Silva. “Não vai poder ser mais naquele lugar e isso é preciso considerar”, ressaltou.

    Nesta sexta, voltou a chover em Porto Alegre e a capital do Rio Grande do Sul entrou em alerta devido às previsões de temporais, neste sábado (11/5). As chuvas já atingiram 90% dos municípios do Estado e há riscos de novos deslizamentos na Serra Gaúcha.

    Receba notícias do Canal Urbs Magna no WhatsApp

    🗣️💬

    Discover more from

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading