Marco Aurélio insinua que Dallagnol e Moro podem ir para a cadeia no “maior escândalo institucional da história da República”… com “Muitos presos…”



O ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse neste domingo (9) que a troca de colaborações entre o ex-juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, vista em mensagens publicadas pelo site Intercept Brasil, põe em xeque a equidistância da Justiça.


“Apenas coloca em dúvida, principalmente ao olhar do leigo, a equidistância do órgão julgador, que tem ser absoluta. Agora, as consequências, eu não sei. Temos que aguardar”, afirmou o magistrado.

“Isso [relação do juiz e procurador] tem que ser tratado no processo, com ampla publicidade. De forma pública, com absoluta transparência”, acrescentou.

Marco Aurélio evitou, no entanto, comentar detalhes do caso. Ele disse que é preciso aguardar para analisar se as revelações terão alguma interferência na Operação Lava Jato.

O conteúdo divulgado neste domingo expõe como Moro sugeriu ao MPF (Ministério Público Federal) trocar a ordem de fases da Lava Jato, cobrou a realização de novas operações, deu conselhos e pistas e antecipou ao menos uma decisão judicial.

Moro, em nota, negou que haja no material revelado “qualquer anormalidade ou direcionamento” da sua atuação como juiz. Ele deixou a carreira na magistratura em novembro, quando aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para ser ministro da Justiça e da Segurança Pública.

Após a publicação da reportagem, a equipe de procuradores da operação divulgou nota chamando a revelação das mensagens de “ataque criminoso à Lava Jato” e disse que o caso põe em risco a segurança dos integrantes do órgão.

Entre as mensagens que vieram a público, estão conversas de procuradores do MPF reagindo com indignação à decisão do STF de autorizar a Folha a entrevistar Lula pouco antes do primeiro turno da eleição de 2018. Depois de idas e vindas na corte, o caso teria desfecho apenas neste ano —o jornal só recebeu permissão para falar com o petista em abril.

Segundo o Intercept, o procurador Athayde Ribeiro Costa sugeriu na época que a Polícia Federal adotasse uma manobra para adiar a entrevista para depois da eleição, sem deixar de cumprir a decisão da Justiça.

A procuradora Laura Tessler fez referência aos ministros do Supremo: “Que piada!!! Revoltante!!! Lá vai o cara fazer palanque na cadeia. Um verdadeiro circo. E depois de Mônica Bergamo [colunista da Folha], pela isonomia, devem vir tantos outros jornalistas… e a gente aqui fica só fazendo papel de palhaço com um Supremo desse…”.

“Mafiosos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”, respondeu a procuradora Isabel Groba.

Tessler, na sequência, afirmou: “Sei lá…mas uma coletiva antes do segundo turno pode eleger o Haddad”, referindo-se ao candidato que substituiu Lula na campanha do PT ao Planalto.

O ex-presidenciável Fernando Haddad escreveu neste domingo em uma rede social que a situação exposta pela reportagem deve ser apurada, para que se esclareça o que ele chamou de farsa.

“Podemos estar diante do maior escândalo institucional da história da República. Muitos seriam presos, processos teriam que ser anulados e uma grande farsa seria revelada ao mundo. Vamos acompanhar com toda cautela, mas não podemos nos deter. Que se apure toda a verdade!”, afirmou Haddad.

Comente

22 comentários em “Marco Aurélio insinua que Dallagnol e Moro podem ir para a cadeia no “maior escândalo institucional da história da República”… com “Muitos presos…””

  1. Antonio Carlos Mesquita do Amaral

    Marco Aurélio fonte da vaidade, TU sabias que se isto chegar a acontecer, TU e mais os cinco (5) que traíram o povo mais honesto que TU e teu grupo, já foram a ferros para a cadeia. Capicce?

  2. Marco Aurélio e tão corrupto quanto outros 8 do STF , The Intercept uma farsa armada pelo PT .Todos bandidos de toga que trabalham para acobertar os criminoso. Não se preocupem a justiça será feita ,uma hora vocês irão fazer companhia para o Chefão de vocês na cadeia.
    #Bolsonaro tem razão
    #euapoisergiomoro
    #euapoiodeltan
    Deus tarda mas não falha.

  3. Celso Jonusan

    O que sempre afirmei, a ilegalidade da “lava jato” é patente, desde o seu início, basta a verificação das incompetências territorial, material e funcional… São aberrações que permitiram da formação da “República do Paraná”, onde a lei não se respeitava, mas apoiava-se um “combate à corrupção” e, por isso, aplaudiam e ainda aplaudem, mesmo sabendo-se da podridão existente..,.

  4. Sinceramente eu acho que o STF, MPF, TJ, legislativo, executivo e outros órgãos públicos estão todos corrompidos a fim de atender interesses de meia dúzia de impresarios safados.

  5. SERIA ACASO SE CONFIRMASSE A VOCALIZAÇÃO DO MINISTRO INDICADO OUTRORA PELO LENDÁRIO E FAMIGERADO PRIMO E CAÇADOR DE MARACUJÁS FERNANDO AFFONSO COLLOR DE MELLO UMA DÁDIVA A RESGATAR A JUSTIÇA DE SEU LIMBO E SARJETA ATUAIS..

  6. Espero que a verdade seja esclarecida e justiça seja feita e já, para o restabelecimento da moral do STF. do nosso Brasil

  7. José Maria Nunes Cabral

    Hoje estamos de frente com o maior escândalo na justiça brasileira, pois o STF já tem provas suficiente para determinar a prisão do Moro, Raquel, Deltan, dos desembargadores do TRF4, do delegado da policia federal e muitos outros que formaram a maior quadrlha do judiciário nunca visto em nosso Pais.jose

    1. Oscar José Dalsenter

      Eu acho este março Aurélio um bundão debochado e estou seguro assim como me chamo Oscar Dalsenter que se alguém vai pra cadeia é ele.

  8. Mirtes Costa Costa

    Sinceramente sem probas Como juiz condena e sempre foi claro a parceria de procuradores com o juiz cuja função é condenar ou NÃO Essa parceria Juiz fica inconstitucional é o moro hoje ministro da justiça isso é CRIME

  9. Pedro Miranda do nascimento

    Esseses canalha que acabaram com uma justiça que já e capenga o pior de tudo os zubins que vatoram no jeque agora estão sabendo que um juiz pode se transformar em um bandido tudo depende de seus interesses mas também a cobertura de uma empresa facista que sempre se paltou em da notícias pra um povo desenformado analfabeto que sempre acreditou em seus noticiários ,. Só que todos manipulados sempre de acordo com seus interesses políticos e também de seus grupos isso está acontecendo desde 1964 a Globo nasceu com uma junção dos estados americanos e agência ( C& A)

  10. MARIA DA PIEDADE PEIXOTO SANTOS

    MAM tem razão EU não insinuo; eu afirmo que os dois TEM SIM que ir prá cadeia! Falar à apenas UMA das partes é CRIME!!!

  11. Demorou mas a verdade está aparecendo. Agora, para não ficar mais feio ainda, prendam Moro, Dallagnol e todos que participaram dessa patifaria. Liberem Lula já para pacificar o povo.

  12. Pingback: Marco Aurelio insinua que Dallagnol e Moro podem ir para a cadeia no “maior escândalo institucional da história da República. Muitos presos…” | Espaço de walter

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading