Lula visita Quilombo de Marambaia, na Restinga onde descansa, e cai na dança com os nativos (VÍDEO)

O estadista afirmou que o passado de “exploração e sofrimento causado às pessoas negras e indígenas” não deve ser esquecido, para que possamos “construir um Brasil melhor e mais digno para o povo” – ASSISTA




siga também nosso CANAL (AQUI)

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve no “Quilombo de Marambaia, no Rio de Janeiro”, onde conversou “com as pessoas e” pôde” pude ver as ruínas de uma senzala”.

As terras onde hoje vivem são hoje administradas pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira, mas pertenceu ao Comendador Breves – o ‘Rei do Café‘, que usava o localpara manter escravos em fase “engorda” para depois levá-los para trabalhar em suas fazendas.

Não devemos esquecer o que já aconteceu no nosso país, principalmente toda exploração e sofrimento causado às pessoas negras e indígenas”, afirmou o Presidente do Brasil. “É assim que poderemos construir um Brasil melhor e mais digno para o povo”.

Assista a seguir e leia mais depois:

O nome completo do local visitado por Lula é ‘Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia – ARQIMAR‘. Lá vivem cerca de 258 famílias.

HISTÓRIA DO BRASIL

Antes de falecer em 1889, o Comendador Breves doou verbalmente suas terras na Marambaia aos escravos, mas não deixou documento atestando sua palavra.

Por certo, sua família não cumpriu o compromisso após sua morte e, desde então os quilombolas e seus descendentes travam batalhas judiciais para garantir direito de posse.

Grupo Cultural Filhos da Marambaia

A comunidade realiza várias atividades. Como o acesso é restrito devido ao uso privado das Forças Armadas, é necessário tentar um agendamento para pequenos grupos ou combinar o encontro em outros lugares.

Eles realizam frequentes apresentações de jongo, capoeira, danças de roda e palestras, através do Grupo Cultural Filhos da Marambaia, conforme explica o portal ‘Guia Cultural Costa Verde‘.

Os Filhos da Marambaia já se apresentaram no exterior e se fazem presentes nas festas tradicionais das cidades da chamada Costa Verde, no Estado do Rio de Janeiro, que são: Itaguaí, Rio Claro, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.

O grupo do Quilombo da Marambaia recebeu a indicação para o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro 2012-2013.




siga também nosso CANAL (AQUI)

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading