Lula viaja neste sábado a Roraima para garantir a vida de crianças Yanomami desnutridas (imagens fortes)

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva | Ao lado, crianças são acometidas pela subnutrição na terra indígena Yanomami | Divulgação Urihi / Associação Yanomami

O Presidente do Brasil afirmou que recebeu “informações sobre a absurda situação” e prometeu “oferecer o suporte do governo federal” aos meninos e meninas indígenas abandonados pela política de Bolsonaro

Imagens divulgadas pela associação Urihi nas redes sociais, desde 2021, revelam a desnutrição grave provocada pela desassistência na área da saúde, deixada pelo governo Bolsonaro. Fotos mostram meninos e meninas na Terra Yanomami, a maior reserva indígena do país, extremamente magros e com costelas aparentes.

Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima“, afirmou o Presidente Lula, na tarde desta sexta-feira (20/1), em seu perfil no microblog Twitter, onde prosseguiu dizendo que viajaria ao Estado, neste sábado (21/1), “para oferecer o suporte do governo federal“.

A Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenasi) e o MS (Ministério da Saúde) montaram uma estratégia emergencial na região após levantamento do portal Sumaúma revelar que ao menos 570 crianças menores de cinco anos morreram nos últimos quatro anos por doenças que poderiam ter sido evitadas. As vítimas são de mais de 120 comunidades Yanomamis, entre elas a Kataroa, na região do Surucucu, no município de Alto Alegre, ao Norte de Roraima, que Lula prentende visitar neste sábado.

De acordo com o presidente da Urihi, Júnior Hekurari Yanomami, que também é chefe do Condisi-YY (Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana), a desnutrição severa se deve à falta da cobertura sanitária na região, escassez de medicamentos e invasão de garimpeiros.

O chefe do Executivo prometeu atuar, junto com os ministros, atuar “pela garantia da vida de crianças Yanomami“.

Comente

1 comentário em “Lula viaja neste sábado a Roraima para garantir a vida de crianças Yanomami desnutridas (imagens fortes)”

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.