Lula se reunirá com Mohamed bin Zayed, nos Emirados Árabes, após viagem à China

Os dois líderes discutirão comércio bilateral e investimentos em energias renováveis do país no Brasil por meio do fundo soberano ADIA

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77, se reunirá no dia 31 de março com o xeique califa Mohamed bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, 62, emir de Abu Dhabi e presidente dos Emirados Árabes Unidos, na volta de sua viagem à China.

Os dois líderes discutirão as possibilidades de aumento no comércio bilateral e investimentos em energias renováveis no Brasil por meio do fundo soberano ADIA (Abu Dhabi Investment Authority [Autoridade de Investimento de Abu Dhabi]), que gerencia as reservas de petróleo em excesso, estimado em US $ 1,329 trilhão.

A questão do meio ambiente e do combate às mudanças climáticas também será um dos pontos principais da pauta do encontro, pois os Emirados Árabes sediarão a COP28 (cúpula global do clima) no fim deste ano, quando o Brasil oficializará sua candidatura para sediar a COP30, em 2025, em Belém (PA).

Além disso, Lula pretende ampliar as exportações de commodities para o país. Segundo o Ministério da Indústria e Comércio, em 2022, o Brasil exportou para os Emirados Árabes apenas 1% de todas as vendas para o exterior (US$ 3,3 bilhões).

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.