Perguntado sobre os novos presidentes na ‘Região’ da América Latina, Fernando Henrique Cardoso respondeu sobre a possibilidade de integração e desenvolvimento por iniciativas dos respectivos países.
Na mesma entrevista, FHC disse que jamais imaginou tudo o que aconteceu com Lula e acrescentou que o ex-presidente não deveria estar preso e que o Brasil sofre economicamente por isso. VEJAMOS:
Receba nossas atualizações direto no seu WhatsApp
Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem
Do Clarín (em espanhol):
CLARÍN: – Há alguns novos presidentes na região, alguns mais que outros, como Mario Abdo (Paraguai), Lenin Moreno (Equador), Iván Duque (Colômbia), Sebastián Piñera (Chile) ou Mauricio Macri. Você acha que eles podem fazer uma frente comum para impulsionar integração e desenvolvimento da América Latina?
FHC: -Eu acho que você tem que fazer um esforço nesse sentido. Sempre haverá tendências diferentes. Alguns estarão ao centro ou mais conservadores e, enquanto forem democráticos, tudo estará bem. As sensibilidades de Mauricio Macri, Sebastián Piñera ou Iván Duque são diferentes, mas compatíveis. Mesmo com Bolsonaro, podemos dizer se ele respeita a Constituição. Temos que esperar e ver como ele vai agir. Lula era um homem do Partido dos Trabalhadores mas não quebrou a Constituição brasileira…
CLARÍN: – Você já imaginou que Lula seria preso por corrupção?
FHC: -Não, nunca imaginei algo assim e não gosto de vê-lo preso. Sempre tivemos relações cordiais, mas não proximidade política. Lula, na Presidência, era um homem intimamente ligado aos interesses que chamaríamos mais de direita. Ele nunca foi como revolucionário. Agora, ele está preso por corrupção com duas sentenças. É ruim para ele e para o país. Não fico feliz de ver um ex-presidente preso, mas respeito a lei.
(…)
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
Curta Et Urbs Magna no Facebook
Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
Et Urbs Magna no Twitter