Não há evidências de que Lula tenha fortuna em Luxemburgo, revelou o ‘Projeto Comprova’ – uma iniciativa de sites parceiros para desmascarar Fake News lançadas nas redes sociais
Circula na internet a acusação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui poupança de US$ 108 milhões em Luxemburgo. Há registros deste boato desde 2016, mas não existe nenhuma evidência que comprove sua veracidade. O material é, portanto, enganoso
O texto ganhou força nas últimas semanas com o título “Imprensa internacional desmascara LULA e divulga poupança de U$ 108 milhões em Luxemburgo, caiu a casa de vez!”, mas não cita nenhum meio de comunicação internacional que teria veiculado a informação. Também não há na imprensa internacional menções a contas bancárias em Luxemburgo vinculadas ao ex-presidente.
Lula é alvo de investigações do Ministério Público Federal no Paraná, em São Paulo e no Distrito Federal, mas nenhuma delas trata do suposto dinheiro depositado em Luxemburgo. A Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público Federal nas três unidades federativas disseram que não há investigações em andamento sobre isto.
O projeto Comprova também procurou o Ministério da Justiça, que conta com o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. Em nota, o órgão afirmou que o departamento, “enquanto Autoridade Central para a Cooperação Jurídica Internacional, não pode se manifestar sobre casos concretos que eventualmente estejam em trâmite”.
A Polícia Federal também não comenta sobre casos que eventualmente estejam sob investigação, mesmo que eles não existam. Ao Comprova, o governo de Luxemburgo disse não ter conhecimento sobre tais alegações [as supostas contas bancárias].
Por meio de nota, a assessoria do ex-presidente afirmou que Lula não possui nenhuma conta no exterior. “Todos os bens e contas do ex-presidente e sua família já foram devassados pela Operação Lava Jato.”
A versão mais antiga sobre a suposta fortuna de Lula foi publicada no dia 1º de outubro de 2016 pelo blog “SOFÁ ‘DI’ POBRE”. O Comprova entrou em contato com o autor da página, mas ainda não obteve resposta. Republicada em 4 de agosto pelo site “SeDeusQuiser.net”, a informação foi difundida na rede por páginas e grupos do Facebook, como “Pelo Amor de Deus”, “Somos Todos Sérgio Moro” e “Grupo Olavo de Carvalho” e alcançou mais de 10 mil interações. Nenhum dos sites apresentou nenhuma fonte que comprove a veracidade da informação.
Em 2016, o site Boatos.org já havia verificado a suposta informação, também sem encontrar evidências, de que o ex-presidente era dono de uma conta de 108 milhões, nesse caso em reais, em Luxemburgo.