“Que homem é esse gente? Que tipo de homem é esse, que não tem vergonha de enfrentar o processo dele de cabeça erguida e provar que foi inocente?“
RESUMO <<Durante evento do Novo Acordo do Rio Doce, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu declarações do ex-presidente dos EUA Donald Trump sobre suposto déficit comercial entre os países e criticou duramente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusando-o de falta de caráter e de tentar negociar proteção política com o governo americano>>
Linhares (ES), 11 de julho de 2025
Durante evento nesta sexta-feira (11/jul), o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que Trump estaria “mal informado” ao sugerir que os Estados Unidos têm déficit comercial com o Brasil.
Donald Trump taxou as importações dos produtos brasileiros para os EUA em 50% e um dos argumentos foi o de que seu país tem um déficit comercial com o Brasil.
Segundo o presidente, os dados mostram o oposto: “Os Estados Unidos não têm déficit comercial com o Brasil. É o Brasil que tem déficit comercial com os Estados Unidos”.
O estadista explicou e disse que o Brasil é que deveria impor taxas: “Só pra vocês terem ideia: em 15 anos, entre comércio e serviço, nós temos um déficit de US$ 410 bilhões com os Estados Unidos. Eu é que deveria taxar ele“.
O presidente questionou a lógica por trás de possíveis medidas protecionistas de Trump e afirmou que a justificativa seria “baseada numa mentira“.
Lula também comentou a segunda justificativa para o tarifaço alegado por Trump, que citou suposta perseguição do judiciário brasileiro ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no STF por tentativa de golpe de estado.
O chefe do Executivo relacionou as declarações de Trump a um suposto pedido de interferência política feito pelo filho do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Segundo Lula, Eduardo teria apelado a Trump para evitar a prisão do pai: “Vocês viram ontem o filho dele na internet, lendo uma carta: ‘Ah, ô Trump, ô Trump, fala que você não vai taxar se meu pai não for preso’“, disse Lula, imitando o filho de Bolsonaro.
Na sequência, Lula questiona: “Que homem é esse, gente? Que tipo de homem é esse? Que não tem vergonha de enfrentar o processo de cabeça erguida e provar que foi inocente?”
O presidente destacou que as acusações contra Bolsonaro não partem de movimentos sociais ou adversários políticos, mas de antigos aliados: “Quem está denunciando ele são os generais e o ajudante de ordem dele, que era coronel do Exército”.
O discurso de Lula em Linhares reforça seu posicionamento contra o que chama de “desinformação” na política internacional e sua crítica ao que considera tentativas de Bolsonaro de evitar responsabilizações jurídicas.
Evento no Rio Doce
O presidente participou do lançamento de ações do Novo Acordo do Rio Doce, programa que visa a recuperação socioambiental da bacia do rio, afetada pelo desastre da barragem de Mariana (MG) em 2015.
O governo federal anunciou investimentos em saneamento, infraestrutura e desenvolvimento regional.









#LULAREELEITO2026
Prá cima dos fascistas…sempre
#LULAREELEITO2026
Os comentários estão fechados.