Lula liga para Leite e diz que viaja ao RS para “ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo” (vídeo)

Tô sabendo que vai ter mais 340 milímetros de chuva?“, questionou o estadista ao governador, que respondeu: “Vai dar uma trégua no final de semana, mas volta a chover na semana que vem e, enfim, temos um quadro difícil aí, pelos próximos dias




siga também nosso CANAL (AQUI)

Em um trecho de vídeo de uma conversa divulgada nas redes sociais, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diz ao governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que está ao lado do ministro da Defesa e que ela está afirmando que “tem oito helicópteros à disposição para ir ao Rio Grande do Sul, mas que eles “não conseguem levantar voo por causa do teto“. Ou seja: não há visibilidade o suficiente para viagem em segurança:

“Mas os helicópteros estão já preparados pra ir pro Rio Grande do Sul, sabe, assim que o teto permitir”, garantiu o estadista, que também prometeu muita gente para ajudar:

Outra coisa, nós vamos colocar no Rio Grande do Sul quantos homem for necessário pra ajudar. Não tem limite da gente colocar não, se foi só 30 nós vamos mantar 60, 90, 100. Não tem limite de pessoa pra gente mandar pra ajudar“, reforçou o chefe do Executivo.

Após a fala, Lula disse a Leite que está pensando em ir ao Rio Grande do Sul, “pra que a gente possa ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo“. Então, é possível ouvir o governador dizer: “Obrigado, Presidente!

A hora que eu embarcar aqui eu lhe telefono“, disse Lula, e Leite respondeu novamente agradecendo: “Tá bem, obrigado, Presidente!

Um abraço! Que Deus dê sorte ao povo do Rio Grande do Sul! Que a chuva diminua! Porque eu tô sabendo que vai ter mais 340 milímetros de chuva?“, afirmou Lula, ao mesmo tempo em que desejou saber se a informação procedia.

Isso“, diz Leite. “Vai dar uma trégua no final de semana, mas volta a chover na semana que vem e, enfim, temos um quadro difícil aí, pelos próximos dias“, disse a Lula, que respondeu:

Tá bom, mas conte conosco, governador!

Assista e leia mais depois:

Depois da conversa, Leite escreveu em sua conta na plataforma social de microblogging ‘X‘ disse que havia falado com o Presidente Lula: “Relatei que estamos vivenciando uma situação de guerra no Rio Grande do Sul. O presidente manifestou sua intenção de vir ao Estado amanhã, gesto que é muito bem-vindo neste momento de dificuldade“, disse o governador.

“Reforcei que precisamos da participação efetiva e integral das Forças Armadas na coordenação deste momento, que é como o de uma guerra. Não temos um inimigo para ser combatido, mas temos muitos obstáculos para serem superados e precisamos da atuação das Forças Armadas“, disse Eduardo Leite.

Depois, o governador do Rio Grande do Sul informou que determinou “a suspensão das aulas na rede estadual de ensino nos próximos dois dias (quinta-feira e sexta-feira). A suspensão vale para todas as escolas do Estado. Nossa prioridade no momento é garantir a segurança das pessoas“.

Antes da conversa com Lula, Eduardo Leite havia feito um apelo à população: “Faço um apelo aos gaúchos e gaúchas que estão nas localidades mais atingidas: procurem locais seguros. Nós estamos com muita dificuldade para resgatar as pessoas porque a chuva não cessa e isso impede a operação das aeronaves“.

Alerto as populações dos municípios, em especial no Vale do Taquari e no Vale do Caí, que já têm na memória as consequências das chuvas do ano passado, que deixem as suas casas e busquem locais seguros“, disse.

As fortes chuvas já deixaram dez mortos, 21 desaparecidos e mais de 4 mil pessoas desalojadas. Ao todo, 107 cidades vêm sofrendo com problemas, afetando quase 20 mil pessoas.




siga também nosso CANAL (AQUI)

Comente

1 comentário em “Lula liga para Leite e diz que viaja ao RS para “ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo” (vídeo)”

  1. Neste momento de tanta dor, não dá para fazer “politicagem” esquecer que gauchos são separatistas e que pensam que são diferentes do restante dos brasileiros nesta “guerra” somos todos soldados…

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading