
O Presidente Lula (Dir.) e a Primeira-Dama Janja (de costas) participam da cerimônia fúnebre do Papa Francisco, no Vaticano, em meio a outros chefes de Estado. incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump (Esq.) |26.4.2025| Imagem reprodução/Vatican News
O estadista participou da cerimônia em Roma, acompanhado de comitiva representativa dos Três Poderes, e se juntou a líderes de Estado de todo o mundo – SAIBA MAIS E ASSISTA
COMPARTILHE:
✅ UrbsMagna no WhatsApp
——-Canais de Notícias——-
➡️ UrbsMagna no Telegram
![]()
Brasília, 26 de abril de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornou a Brasília na noite de sábado (26/abr), por volta das 19h40, após participar do funeral do papa Francisco, realizado na Praça São Pedro, no Vaticano.
A cerimônia, que reuniu cerca de 130 delegações internacionais, incluindo 55 chefes de Estado, marcou a despedida do pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio, falecido aos 88 anos na segunda-feira (21/abr) devido a um AVC seguido de falência cardíaca.
Lula, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e de representantes dos Três Poderes — o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre —, integrou uma comitiva que partiu de Roma logo após o evento, reforçando a relevância diplomática do Brasil no cenário global.
A comitiva brasileira, que incluiu também a ex-presidente Dilma Rousseff, quatro ministros e parlamentares, embarcou na quinta-feira (24/abr) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegou a Roma na sexta-feira (25/abr) para o velório e o funeral.
Durante a cerimônia, Lula destacou a “sabedoria, coragem e compaixão” do papa, conforme publicação em suas redes sociais, e afirmou não ter encontrado o presidente dos EUA, Donald Trump, devido ao grande número de autoridades presentes.
O funeral, seguido de um cortejo até a Basílica de Santa Maria Maior, onde Francisco foi sepultado, contou com um forte esquema de segurança e a presença de líderes como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o presidente argentino Javier Milei.
O luto oficial de sete dias decretado por Lula no Brasil reflete o impacto da morte de Francisco, o primeiro papa latino-americano, na nação.
LEIA MAIS APÓS OS ANÚNCIOS
O Evento teve transmissão ao vivo. Francisco deixa um legado com ênfase na defesa dos pobres e do meio ambiente.
Este foi o segundo funeral papal com a presença de Lula, que também compareceu à despedida de João Paulo II em 2005.
A participação de Lula reforça sua relação histórica com a Igreja Católica e sua posição em temas globais como paz e justiça social.












