Lula ganha de Bolsonaro, Moro, Huck, Ciro e Doria, em pesquisa de potencial de voto

07/03/2021 0 Por Redação Urbs Magna

A cada entrevistado, o IPEC citou os nomes dos possíveis concorrentes em 2022 e perguntou se votaria nele “com certeza”, se “poderia votar”, se “não votaria de jeito nenhum” ou se “não o conhece” o suficiente para responder. O ex-presidente apresentou o maior capital político, sendo o mais conhecido dos eleitores e o que mais pontuou na opção “votaria com certeza”

Em pesquisa de opinião que mede o potencial de voto de dez possíveis candidatos na próxima eleição presidencial, apenas Lula demonstra ter mais capital político que Bolsonaro, de acordo com levantamento do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) – novo instituto de pesquisas da estatística Márcia Cavallari (ex-Ibope).

Dos entrevistados, 50% disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse novamente à Presidência, e 44% afirmaram que não o escolheriam de jeito nenhum. Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%), e 12 a mais na rejeição (56%).

A pesquisa não mede intenção de voto, mas o piso e o teto de aceitação de cada um dos possíveis candidatos sem, ainda, considerar a eventual recuperação dos direitos políticos de Lula que pode lhe garantir uma disparada na frente.

O Estadão apresentou a pesquisa do Ipec com a medição do potencial dos possíveis candidatos Lula, Haddad, Boulos, Bolsonaro, Sérgio Moro, Luciano Huck, Ciro Gomes, Marina Silva,  Mandetta, e Doria.

O ex-presidente foi o que melhor pontuou em “votaria com certeza” e o que, juntamente com Bolsonaro, obteve menos votos na opção “não conheço” o suficiente para responder. Ou seja, é o mais conhecido pelo eleitorado.

Comente com o Face ou utilize a outra seção abaixo. Os comentários são de responsabilidade do autor e não têm vínculo com a publicação. Mantenha um bom nível de discussão, do contrário reservamo-nos o direito de banir seus perfis.