Presidente informou em suas redes socias que teve conversa por telefone com o sucessor de Elizabeth II, a quem chamou de “Carlos“
“Conversei agora por telefone com o Rei Carlos III, do Reino Unido. Falamos sobre a vontade de aprofundarmos parcerias e discussões entre nossos países sobre a questão climática e proteção do meio ambiente”, disse o Presidente Lula em seu perfil oficial no microblog Twitter, no final da tarde desta segunda-feira (6/3).
O telefonema já estava agendado previamente para a tarde de hoje. O presidente do Brasil tem afirmado que tentará liderar ações globais contra o aquecimento. Desde que era príncipe, Charles já dizia que o combate às mudanças climáticas era necessário para a preservação da Terra para as próximas gerações.
Ainda que não revelado por Lula neste tuíte, o Rei da Inglaterra provavelmente convidou o Presidente do Brasil para participar de sua coroação, em maio, na Abadia de Westminster, em Londres.
Charles é rei desde o ano passado, porém receberá a coroa oito meses depois da morte da mãe, a rainha Elizabeth II. A rainha de 96 anos morreu em setembro de 2022, após um reinado de 70 anos.
Lula e Charles não têm um encontro oficial desde 2009, quando o então príncipe de Gales esteve em Brasília. Os dois se reuniram no Palácio do Planalto, lembrou o g1.
Na posse de Lula como presidente, em janeiro deste ano, a embaixadora britânica Stephanie Al-Qaq entregou uma carta na qual o rei felicitou Lula, destacou a “amizade calorosa” entre Brasil e Reino Unido e citou a necessidade de estimular o desenvolvimento sustentável e enfrentar as mudanças climáticas.
