Lula está em Brasília desde a noite de domingo e deve passar a semana despachando do Gabinete de Transição

O presidente chegou com Janja e Fernando Haddad e deve ajudar a reorganizar a articulação política e destravar as negociações para dar início à tramitação da PEC

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite deste domingo (27/11) em Brasília, acompanhado da futura primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a socióloga Janja, além do ex-ministro Fernando Haddad (PT), que é cotado para assumir o Ministério da Fazenda.

O presidente eleito deve passar a semana na capital federal e despachar de sua sala no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do Gabinete de Transição, informa a CNN Brasil. Lula tentará destravar negociações envolvendo a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para colocar o Bolsa Família fora do teto de gastos, bem como costurar acordos com o Congresso e começar a definir sua equipe de ministros.

Segundo o texto, a equipe de Lula tem pressa em aprovar a PEC no Congresso, mas vem enfrentando dificuldades. A apresentação do texto já foi adiada mais de uma vez devido à falta de acordo entre líderes na Câmara e no Senado.

Os principais pontos de discordância são o prazo de vigência e o valor que ficaria fora do teto.A proposta garante o pagamento da parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, a partir de janeiro mais um adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos.

O relator-geral do orçamento de 2023 e vice-líder do MDB no Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), informou que vai protocolar a PEC até terça-feira (29/11). O texto precisa ser aprovada tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados até 10 de dezembro.

Assine para obter acesso

Leia mais sobre este conteúdo ao tornar-se assinante hoje.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.