“No ano em que Brasil e China celebram 50 anos de suas relações diplomáticas, a decisão chinesa demonstra confiança renovada na qualidade da carne brasileira e na robustez de nossos controles sanitários por parte de um dos mercados mais exigentes do mundo“, disse o Itamaraty – ASSISTA
O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, nesta sexta-feira (12/4), uma fábrica da JBS, que faz parte das 38 plantas (24 de processamento bovino, 8 de frangos, além de 1 de termoprocessamento e 5 entrepostos), recém-habilitadas pela China, para a exportação de carne.
Em um vídeo postado nas redes sociais por um dos perfis do governo federal é possível ver o estadista sendo tietado por funcionários da empresa goiana.
Veja a seguir e leia mais depois:
Presidente Lula visita agora uma das 38 plantas recém habilitadas para a exportação.
— Governo do Brasil (@govbr) April 12, 2024
É o comércio exterior brasileiro crescendo ainda mais!
📲DIGITAL/PR pic.twitter.com/M0O5r8ay5L
O país asiático é o principal destino das exportações de carnes do Brasil, lembra ‘O Globo‘. Em 2023, a China representou cerca de 37% do total das exportações brasileiras do produto, no valor de US$ 8,3 bilhões.
Segundo uma nota divulgada pelo Itamaraty, a decisão do governo chinês vai gerar novas oportunidades para o aumento do comércio bilateral. As novas habilitações, enfatiza o órgão, são resultado de negociações entre as autoridades dos dois países.
“As novas habilitações são resultado de intenso processo negociador, que incluiu a realização de auditorias “in loco” e por videoconferência por parte do órgão habilitador chinês“, diz um trecho da nota do Itamaraty, que prossegue:
“No ano em que Brasil e China celebram 50 anos de suas relações diplomáticas, a decisão chinesa demonstra confiança renovada na qualidade da carne brasileira e na robustez de nossos controles sanitários por parte de um dos mercados mais exigentes do mundo“.
