Até as informações mais recentes do governo do Estado, 36 pessoas morreram, 40 estão desaparecidas e 228 estão desabrigadas, após temporais em São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém e Santos
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita regiões afetadas pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo, que se concentra mais em São Sebastião. O estadista interrompeu descanso de Carnaval na Bahia para acompanhar a tragédia.
O chefe do Executivo estará acompanhado dos ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio França (Portos e Aeroportos), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Renan Filho (Transportes), conforme divulgou o Poder360.
Até as informações mais recentes do governo do Estado, 36 pessoas morreram e 228 estão desabrigadas, especialmente nas áreas mais afetadas pelo temporal em São Sebastião e Ubatuba, mas também há casos em Caraguatatuba, Ilhabela, Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém e Santos.
No sábado (19/2), o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobrevoaram as regiões afetadas pelas chuvas. Tarcísio decretou estado de calamidade pública em 6 municípios.
Portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada em edição extra do Diário Oficial da União desse domingo (19/2), reconhece estado de calamidade pública no município de São Sebastião.
A cidade do litoral paulista foi atingida por temporais que superaram 600 milímetros em menos de oito horas. As chuvas persistentes causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia,
A previsão é a de que Lula chegaria a São José dos Campos por volta das 10h e, de lá, sobrevoa os arredores e desce em São Sebastião.
Pelo Twitter, Lula lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias: “Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Meus sentimentos às famílias que perderam pessoas queridas nesta tragédia“.
“Todo o governo federal, através da Defesa Civil Nacional e das Forças Armadas, estão à disposição e atuando para ajudar no que for necessário e somar esforços ao governo de São Paulo e prefeituras no auxílio às vítimas”, afirmou no tuíte seguinte.
“Conversei hoje com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, e com o prefeito [de São Sebastião] Felipe Augusto após as fortes chuvas no litoral de São Paulo, em especial na cidade de São Sebastião“, informou Lula, na plataforma.
Segundo a Defesa Civil, três cidades do litoral norte de São Paulo registraram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês, diz informação da Agência Brasil.
Assista a alguns vídeos que viralizaram nas redes sociais:
