XP/Ipespe entrevistou eleitores, que apontaram o ex-presidente como o mais capacitado de todos os candidatos
XP/Ipespe mostrou nesta sexta-feira (3/6) que o eleitor brasileiro considera LULA (PT) mais honesto do Jair Bolsonaro (PL), de acordo com levantamento realizado com mil pessoas via ligação telefônica.
As respostas de 35% dos entrevistados apontaram que a honestidade de LULA é maior que a de Bolsonaro, que foi defendido por 30%. Outros11% apostaram em Ciro Gomes (PDT) e mais 6% em Simone Tebet (MDB).
LULA também bate em Bolsonaro nos quesitos ‘preocupação com as pessoas’, ‘competência’, ‘inteligência’, ‘equilíbrio’, ‘ideias novas’ e ‘experiência’.
O atual ocupante do Palácio do Planalto supera o ex-presidente apenas em ‘pulso firme’, mas por uma pequena margem de 3%, por 36% a 33% de LULA.
Segundo a pesquisa, as características mais importantes em um candidato são ‘honestidade’ (81%); ‘preocupação com as pessoas’ (77%); ‘competência’ (72%); ‘inteligência’ (66%); ‘equilíbrio’ (65%); ‘pulso firme’ (60%); ‘experiência’ (59%); e ‘ideias novas e modernas’ (59%).
LULA detém 45% das intenções de voto para presidente, contra 34% de Bolsonaro, mostra a pesquisa. Em seguida vem Ciro, com 9%, e Simone Tebet, com 3%.
André Janones (Avanate), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) estão empatados com 1% das intenções.
Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil) foram citados pelos participantes, mas não alcançaram 1% de citações.
Felipe D’Avila (Novo), José Maria Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) contavam na lista de candidatos, mas não foram citados por nenhum entrevistado.
