
LULA discursa na Marcha dos Prefeitos 20.5.2025 | Imagem reprodução
“Todo mundo tem direito à segunda consulta do especialista que hoje só rico tem direito“, afirmou o presidente prometendo exames para todos até o fim de 2025, com garantia de segunda consulta – SAIBA MAIS e ASSISTA
COMPARTILHE:
✅ UrbsMagna no WhatsApp
——-Canais de Notícias——-
➡️ UrbsMagna no Telegram
![]()
Brasília, 20 de maio de 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, em discurso na Marcha dos Prefeitos, nesta terça-feira (20/mai), a criação do programa Mais Especialistas, uma política pública voltada para ampliar o acesso a consultas com médicos especialistas e exames de imagem no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Todo mundo tem direito a segunda consulta do especialista e tem direito a uma radiografia que hoje só rico tem direito”, afirmou Lula, criticando a demora de até “10 meses, um ano” para consultas e exames, que muitas vezes leva pacientes à morte enquanto aguardam.
A iniciativa, prevista para ser detalhada ainda em 2025, visa reduzir filas e garantir atendimento digno.
O programa é parte de um pacote de três novas políticas públicas que o governo planeja anunciar até o final do ano, focadas em beneficiar “as pessoas que mais necessitam neste país”.
LEIA MAIS APÓS OS ANÚNCIOS
Lula destacou a dificuldade enfrentada por cidadãos comuns, como donas de casa e trabalhadores, que, após a primeira consulta, recebem prescrições para especialistas como ortopedistas, oftalmologistas ou cardiologistas, mas esbarram em longas esperas.
“Depois de 10 meses, ele consegue chegar no cardiologista. Aí o cardiologista fala: ‘Olha, você vai ter que fazer uma ressonância magnética, uma tomografia’. Aí o que que acontece? Mais 10 meses”, disse o presidente, enfatizando que “muitas vezes a doença não espera e a pessoa morre”.
A promessa é que o SUS ofereça acesso rápido a esses serviços.
O Ministério da Saúde já havia sinalizado esforços para ampliar o acesso a especialistas em 2024, com a criação de iniciativas como a residência médica para formar mais profissionais e reduzir “vazios assistenciais”.
A pasta também investiu em parcerias público-privadas para agilizar consultas especializadas, especialmente em oncologia, e destinou R$ 4,2 bilhões via Novo PAC para modernizar laboratórios e hospitais, beneficiando o atendimento em regiões remotas.
“A iniciativa visa reduzir vazios assistenciais, qualificar a formação médica e multiprofissional e ampliar o acesso da população a especialistas, contribuindo para a redução do tempo de espera por atendimento”, informou o MS.
Durante o discurso, Lula também mencionou o impacto de programas como o Farmácia Popular, que resolveu o problema de acesso a medicamentos para muitos brasileiros, mas destacou que a falta de especialistas e exames ainda é um gargalo.
O governo planeja garantir que todos tenham acesso a equipamentos de diagnóstico, como ressonâncias e tomografias, sem depender de recursos financeiros pessoais.
“Quando eu vou fazer um check-up, eu passo em 40 máquinas. O povo morre sem passar em nenhuma”, criticou o presidente, reforçando o compromisso de tornar o SUS mais equitativo.
A proposta foi bem recebida por prefeitos, mas detalhes sobre orçamento e implementação ainda serão divulgados.












