“Eu, Luiz Inácio Lula da Silva, sou contra o aborto. Mas, como o aborto é uma realidade, precisamos tratar como uma questão de saúde pública. É isso que precisa ser feito. Quando alguém apresenta uma proposta de que a vítima tem que ser punida com mais rigor do que o estuprador, não é sério. Sinceramente, não é sério”.” – ASSISTA E LEIA A ÍNTEGRA
“Eu, Luiz Inácio Lula da Silva, sou contra o aborto. Mas, como o aborto é uma realidade, precisamos tratar como uma questão de saúde pública. Eu acho uma insanidade querer punir uma mulher vítima de estupro com uma pena maior que um criminoso que comete o estupro. Tenho certeza… pic.twitter.com/G0fN0cxyQw
— PT Brasil (@ptbrasil) June 15, 2024
A primeira coisa que eu fiz dizer pra vocês, em alto e bom som, não é a primeira vez, eu já fui candidato em 1989, eu já fui candidato em 1994, eu já fui candidato em 1998, eu já fui candidato em 2002, eu já fui candidato em 2006, eu já fui candidato em 2022, é que eu, Luiz Inácio Lula da Silva, sabe, fui casado, sabe, tive cinco filhos, oito netos e uma bisneta.
Eu sou contra o aborto. Entretanto, como o aborto é a realidade, a gente precisa tratar o aborto como uma questão de saúde pública. E eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior do que o criminoso que fez o estupro. É no mínimo, uma insanidade.
Isso eu, sinceramente, à distância, não acompanhei o debate, sabe, muito intenso no Brasil. Quando eu voltar, vou tomar ciência disso. Eu tenho certeza que o que tem na lei já garante que a gente aja de forma civilizada pra tratar com respeito, pra tratar com rigor o estuprador e pra tratar com respeito a vítima.
É isso que precisa ser feito. Quando alguém apresenta uma proposta de que a vítima tem que ser punida com mais rigor do que o estuprador, não é sério. Sinceramente, não é sério”.
