O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se isolou ainda mais na disputa pela Presidência da República nas eleições de 2018 crescendo cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior do Instituto Datafolha realizada em junho antes da condenação a nove anos e seis meses de prisão sentenciada por Serginho Moro.
O petista tem hoje 35% das intenções de voto, revela a pesquisa que será divulgada neste domingo. Nela, o estudo mostra que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) continuam empatados na segunda posição com Bolsonaro tendo oscilado entre 16% e 17%, e Marina entre 13% e 14%.
Os tucanos de Sampa, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria, que brigam pela merreca de 8% das intenções de voto estão disputando indicação do PSDB para as próximas eleições presidenciais. O brontosauro peessedebista Alckmin manteve seu índice, mas o inexperiente e frustrado Doria caiu dois pontos em relação à junho.
Entretanto, ele se mantém ativo e ascendente. Lula, em todos os cenários de um eventual segundo turno, vence qualquer concorrente. Lula antes empatava tecnicamente com Marina Silva e agora isso só acontece com um juiz de Curitiba, caso seja candidato à Presidência da República em 2018.
Isso mesmo! Sergio Moro, que nega ter pretensões de disputar a Presidência, aparece empatado com Lula.