“Lula ajudou a mudar o equilíbrio do mundo”, declarou o historiador Eric Hobsbawm, após os dois mandatos do ex-presidente que deu ao Brasil uma relevante influência internacional

05/06/2019 2 Por Redação Urbs Magna

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas”, opinou, em 2011, o historiador britânico, já falecido

Ícone da historiografia marxista, ele se reuniu, naquele ano, com Lula na residência do então embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe. O convite foi feito pela equipe de Lula.

Autor do clássico “Era dos Extremos”, Hobsbawm foi e é considerado um dos maiores intelectuais da história.

Na época, ao sair da embaixada, ele deu uma rápida entrevista quando já estava sentado no banco de trás do carro, ao lado da mulher. Falando com dificuldade, o historiador teceu elogios ao governo Lula e disse que esperava revê-lo mais vezes. O encontro durou cerca de uma hora e meia.

“Lula fez um trabalho maravilhoso não somente para o Brasil, mas também para a América do Sul”, disse o intelectual. Em relação ao seu papel após o fim do seu mandato, Hobsbawm afirmou que, “claramente Lula está ciente de que entregou o cargo para um outro presidente (Dilma Rousseff) e não pode parecer que está no caminho desse novo presidente”.
“Acho que Lula deve se concentrar em diplomacia e em outras atividades ao redor mundo. Mas acho que ele espera retornar no futuro. Tem grandes esperanças para [tocar] projetos de desenvolvimento na África, [especialmente] entre a África e o Brasil. E certamente ele não será esquecido como presidente”, disse.

Sobre o encontro em 2011, disse que foi uma “experiência maravilhosa”, especialmente porque conhecia Lula há bastante tempo. “Eu o conheci primeiro em 1992, muito tempo antes de ser presidente. Desde então, eu o admiro. E, quando ele virou presidente, minha admiração ficou quase ilimitada. Fiquei muito feliz em poder vê-lo de novo.”

A respeito da presidenta que o sucedeu, Hobsbawm afirmou que só a conhecia pelo que lia nos jornais da época e pelo que lhe contavam, mas ressaltava a importância de o país ter eleito sua primeira mulher presidente.

“É extremamente importante que o Brasil tenha o primeiro presidente que nunca foi para a universidade e venha da classe trabalhadora e também seja seguido pela primeira presidente mulher. Essas duas coisas são boas. Acredito, pelo que ouço, que a presidente Dilma tem sido extremamente eficiente até agora, mas até o momento não tenho como dizer muito mais”, falou o intelectual na ocasião.

Viagem de Lula em 2011

Lula chegou na Inglaterra e, além de Hobsbawm, ele teve um encontro com a presidente da ONG inglesa Oxfam, Barbara Stocking, que se dedicava à busca de soluções para a pobreza no mundo. O tema da conversa foi sobre projetos na África.

Lula deu uma palestra a empresários em um seminário promovido pela Telefonica em Londres e falou sobre as perspectivas de investimento no Brasil e sobre o fortalecimento da democracia na América do Sul, sem focar em um país específico. Foi a terceira palestra desde que deixou o governo.

Em seguida, Lula foi para Madri, onde ficou por dois e voltou ao Brasil. Na Espanha, ele recebeu um prêmio da Prefeitura de Cádiz e se reuniu com o então primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero e, depois, assistiu um jogo de futebol entre Barcelona e Real Madrid.

Assim era a rotina do maior líder político do século XXI

com informações do UOL 13/04/2011

Quanto vale esta postagem?

Sua ajuda é indispensável para a manutenção da iniciativa do ET URBS MAGNA em disseminar a verdade. Faça doação para o site para prosseguirmos em nossa independência no combate à manipulação. Com USD $ 5 (cinco dólares) você já faz uma boa diferença, mas pode aumentar esse valor quantas vezes desejar bastando alterar o multiplicador na caixa onde aparece o dígito (1). Por exemplo, para doar USD $ 50 (cinquenta dólares) altere o valor da caixa para (10) e o aplicativo entenderá que o valor afixado de USD $ 5 (cinco dólares) será multiplicado por (10). NOSSO MUITO OBRIGADO

$5.00

Comente