O Presidente da República Federativa do Brasil, o excelentíssimo senhor Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou, no Palácio do Planalto, na tarde desta segunda-feira (5/1), com o diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus.
“Conversamos sobre os esforços internacionais para a erradicação de doenças para as quais já existem vacinas, e para fazer remédios mais acessíveis. Além disso, tratamos de medidas necessárias para a prevenção e, se necessário, o enfrentamento de futuras pandemias”, disse o estadista, em sua conta oficial na plataforma social de microblogging ‘X’.

O Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, realiza visita ao Brasil de 5 a 7 de fevereiro.
O Diretor-Geral foi recebido hoje pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Manterá encontro, no dia 7, com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Participará, no mesmo dia, com a Ministra da Saúde, do lançamento do Programa Nacional para a eliminação de doenças determinadas socialmente.
No contexto de sua visita, serão discutidos temas de importância estratégia para o Brasil neste ano: a presidência do G20, que conta com Grupo de Trabalho de Saúde, e a conclusão dos trabalhos do Órgão de Negociação Intergovernamental na elaboração e negociação de instrumento internacional para prevenção, preparo e resposta a pandemias, no qual o Brasil atua como representante das Américas no grupo responsável pela coordenação dos trabalhos.
A Organização Mundial da Saúde é a agência especializada das Nações Unidas responsável por promover a cooperação internacional na área da saúde e conta historicamente com grande apoio do Brasil, que foi um dos proponentes de sua criação.
De 1953 a 1973, o brasileiro Dr. Marcolino Candau dirigiu a Organização.
