Ipec: LULA cresce e vence no 1° turno por 48% a 31% de Bolsonaro alcançando 52% dos votos válidos

Ex-presidente foi lembrado como o preferido do eleitor e ele pode decidir o pleito já na 1ª fase, com pontuação maior que os 44% dos demais candidatos

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (26/9), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 48% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.

LULA tem crescimento e chances de vitória no primeiro turno são grandes. Em relação à pesquisa anterior, de 19 de setembro, o ex-pesidente foi de 47% para 48%. Bolsonaro se manteve.

Todos os candidatos somados, sem LULA, somam 44%. Assim, ele venceria com 52% dos votos válidos. A tendência é que a campanha pelo voto útil no ex-presidente ganhe força na reta final, o que pode definir a vitória em apenas uma fase.

Ciro Gomes (PDT) obteve 6%; Simone Tebet (MDB), 5%; Soraya Thronicke (União Brasil), 1%; Felipe d’Avila (Novo), 1%; e não alcançaram 1% os candidatos Vera (PSTU), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Constituinte Eymael (DC) não foi citado.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Os eleitores que disseram que votarão são menos do que antes, que representavam 5% e agora são 4%. Já os que não sabem e não responderam são os mesmos 4% da pesquisa anterior.
A pesquisa ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022.

Siga Urbs Magna no Google Notícias
Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.