PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
Ex-presidente se reunirá com espanhóis para aprofundamento do tema que está virando a nova bandeira de campanha e que tende a fulminar qualquer possibilidade de um segundo turno na eleição de outubro
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (sem partido) se abre ao tema da contrarreforma que está sendo iniciada na Espanha. Ao mesmo tempo, LULA se reunirá com o Parlamento onde os espanhóis responsáveis pelo início das mudanças colaborarão com o ex-presidente para o aprofundamento do assunto, que promete se tornar a nova bandeira de campanha com possibilidade de fulminar em definitivo um segundo turno na eleição de outubro.
Tanto LULA quanto Gleisi Hoffmann, José Genoíno, Fernando Haddad, além de outras lideranças petistas, se manifestam, ou já o fizeram no passado, em favor da revogação da Reforma Trabalhista iniciada por Michel Temer, que retirou direitos do trabalhador, com contrato baseado na Consolidação das Leis dos Trabalho (CLT), e precarizou o emprego no Brasil favorecendo contratações informais.
Alckmin pediu ao deputado federal Paulo Pereira da Silva (SP), o “Paulinho da Força”, informações sobre como está sendo feita a revogação de pontos da reforma trabalhista na Espanha e também se interessou sobre a posição das centrais sindicais sobre o tema, além de ter pedido sugestões de emendas, de acordo com informações em matéria na Folha de S.Paulo.
Em outra publicação, na coluna Painel, o jornal informa que LULA estará reunido virtualmente com os espanhóis para maior interação com o assunto. O interesse do ex-presidente brasileiro já foi mencionado, na semana passada, em tom de agradecimento, pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. o que faz aumentar a colaboração das duas partes para a aceleração da revogação.
O encontro será nesta terça-feira (11/1) com as presenças do ministro espanhol José Luis Escrivá da vice-secretária do PSOE (Partido Socialista Espanhol), Adriana Lastra, bem como membros do PT e representantes da Fundação Perseu Abramo, como o presidente da entidade, Aloizio Mercadante: “Queremos aprofundar os estudos sobre a reforma da Espanha, debater o tema para compreendê-lo a fundo”, disse o ex-ministro revelando também que a ideia é, posteriormente, realizar um seminário público após o amadurecimento de estudos que estão sendo realizados.
Um dos pontos de interesse na reforma espanhola são mudanças que assegurem garantias aos entregadores de aplicativo, revela Mercadante. Tal experiência, o PT pretende conhecer melhor, pois “são trabalhadores sem direitos“, afirma o ex-ministro.
“É uma discussão longa a se fazer, ouvindo todos os setores“, disse.
Diante de toda a movimentação em favor do tema, a pauta começa ser conhecida no mundo político e sua internacionalização contribui para o fortalecimento da imagem do socialismo nos quatro cantos da Terra.
O apoio de aliados do exterior também representa uma força significativa neste momento, especialmente porque exibe com maior clareza os extremismos a que o Brasil foi submetido com a escalada polarizadora entre esquerda e direita.
O tema da revogação da Reforma Trabalhista ajuda no discernimento do eleitor no sentido de suas escolhas óbvias, diante das opções que agora lhe são oferecidas: a continuidade de suas aflições ou a recuperação de sua dignidade.
Alckmin é Temer 2.0 . Está na cara que jamais ele será pelos trabalhadores. Nunca foi.