
O comentarista da GloboNews OCTÁVIO GUEDES no Estúdio I e o ex-presidente JAIR BOLSONARO – Imagens reprodução
Exposição do ex-presidente réu no STF por tentativa de golpe de estado em suas redes sociais teria este propósito – ASSISTA E SAIBA MAIS
COMPARTILHE
✅ UrbsMagna no WhatsApp
——-Canais de Notícias——-
➡️ UrbsMagna no Telegram
![]()
Brasília, 06 de maio de 2025
No programa Estúdio i desta terça-feira (6/mai), o comentarista da GloboNews Octávio Guedes criticou a suposta leniência do sistema judicial brasileiro com figuras políticas de alto escalão, como Fernando Collor e Jair Bolsonaro.
Guedes destacou que Collor, em prisão domiciliar, apresentou um atestado médico alegando apneia do sono e Parkinson após negar problemas de saúde em audiência de custódia.
Já Bolsonaro, segundo ele, tem um histórico médico mais público, com sete cirurgias após uma facada em 2018, o que poderia ser usado como argumento em caso de condenação.
“Cadeia no Brasil não é para esse tipo de gente. Cadeia é pro ferrado, pro preto pobre que mora na periferia, que vai preso sem condenação”, disse Guedes, apontando a desigualdade no sistema carcerário.
A análise de Guedes foi embasada em apurações de que aliados de Bolsonaro consideram usar o precedente de Collor para pleitear prisão domiciliar por motivos de saúde, caso o ex-presidente seja condenado.
A estratégia, segundo a apuração, se baseia na decisão que permitiu a Collor cumprir pena em uma cobertura de 600 m² em Maceió, avaliada em R$ 9 milhões.
A exposição de Bolsonaro teria este propósito, além da comoção.
Guedes ironizou a situação, afirmando que “frieira tira rico da cadeia”, em referência à facilidade com que elites conseguem evitar o sistema prisional comum, enquanto pessoas pobres enfrentam condições desumanas.
O influenciador digital Sérgio A J Barreto compartilhou no X o recorte do programa “com a indignação” do jornalista “diante da possiblidade do golpista inelegível usar o caso Collor…“
ASSISTA A SEGUIR E LEIA MAIS DEPOIS:
É A INDIGNAÇÃO Diante Da Possibilidade Do GOLPISTA INELEGÍVEL Usar O Caso Collor Para Tentar Ficar Em PRISÃO Domiciliar.
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) May 6, 2025
"CADEIA É Para O FERRADO, O Preto Pobre Que Mora Na Periferia, Que Vai PRESO SEM CONDENAÇÃO"
pic.twitter.com/AfCxmY1DMS
A prisão de Collor se insere em um padrão na América do Sul, onde 20 ex-presidentes foram presos neste século, majoritariamente por corrupção ou crimes contra a democracia, conforme apurou a Folha de S. Paulo.
A matéria destaca que, diferente de casos na região, no Brasil a saúde tem sido usada como argumento para suavizar penas de políticos influentes.
A legitimidade da prisão domiciliar de Collor em um imóvel de alto valor é questionada por usuários de redes sociais, que sugerem que o alagoano “deveria ir pra um imóvel adquirido anterior ao período que se deu o crime”.
LEIA MAIS APÓS OS ANÚNCIOS
A crítica reforça o debate sobre a impunidade e a disparidade no tratamento judicial entre classes sociais no Brasil.












