Receba nossas atualizações direto no WhatsApp
O direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de concorrer às eleições presidenciais de 2018 é assunto na imprensa ao redor do mundo. Enquanto jornais de renome internacional, como The New York Times e Público, de Portugal, estampam em suas edições desta terça (21/08) artigos sobre a importância de Lula candidato para garantir a democracia no Brasil, a imprensa brasileira censura Lula, sua campanha e as determinações internacionais que a asseguram.
No New York Times, Jorge Castañeda, ex-ministro das Relações Exteriores do México, expõe as razões pelas quais Lula tem direito a concorrer nas eleições presidenciais. Castañeda aponta que a causa de Lula é apoiada por figuras internacionais ao redor do mundo e afirma que é crucial que Lula concorra às eleições para assegurar a democracia no Brasil. Vale notar que o New York Times vem dando importância recorrente à luta de Lula pela democracia, publicando, inclusive, artigo escrito por Lula na cadeia.
No Público, o ex-primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, fala sobre a histórica determinação da ONU, que exige que Lula tenha garantido seu direito de concorrer às eleições presidenciais. O político português aborda especialmente a reação do Estado brasileiro à determinação da ONU e afirma: “eis o que vemos no Brasil: um regime completamente desmoralizado, sem parlamento, sem Governo, sem política, sem autoridade”.
Enquanto isso, a mídia brasileira tenta esconder a liderança isolada de Lula nas pesquisas de voto: mesmo preso injustamente e incomunicável, Lula não para de crescer nos levantamentos. O Jornal Nacional desta segunda-feira (20/08), por exemplo, emendou uma contrariada leitura do resultado da pesquisa Ibope à notícia de que simplesmente não irá cobrir nenhum ato de campanha de Lula. A justificativa exposta é o fato de Lula estar preso. Fica nas entrelinhas que a Globo morre de medo que o povo volte ao poder. Já tentaram calar Lula de diversas maneiras, mas a voz de Lula sempre ecoa, cada vez mais alto.

NAS REDES SOCIAIS
Receba nossas atualizações no WhatsApp
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
Curta Et Urbs Magna no Facebook
Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
Et Urbs Magna no Twitter
Pingback: IMPRENSA DO MUNDO APOIA LULA, MAS MÍDIA BRASILEIRA É GOLPE PURO | Espaço de walter