Et Urbs Magna, 03 de OUTUBRO de 2018, 01:52 GMT
A “GRANDE JOGADA ENSAIADA” DE SERGIO MORO COM O IBOPE & DATAFOLHA E DO MERCADO COM O DÓLAR
Mudança de metodologia da pesquisa do Ibope, acompanhada pelo Datafolha, remete a resultados diferenciados dos reais e têm intenção proposital de causar desânimo, em “primeira instância”, e consequentemente abocanhar os indecisos. Não desanimem!
Do A Postagem – Para que serve financeiramente uma pesquisa eleitoral? Essa seria a pergunta fundamental a ser feita quando tudo no Brasil se tornou mercado financeiro. Mais do que denunciar a mudança de metodologia da pesquisa Ibope que, por sinal, foi seguida pelo Datafolha, apresentada pelo jornalista Luís Nassif, no Jornal GGN, algumas questões devem ser postas à mesa, antes de qualquer conclusão sobre a análise do resultado das duas pesquisas.
Enquanto os grupos de mídia do Brasil, principalmente a Globo, diversificam seu ramo de atuação, já que o negócio principal não é lucrativo, a percepção de que o mercado reage diretamente ao comportamento das pesquisas eleitorais, as tornam grande ferramenta de manipulação do câmbio e do valor das ações. Esse tipo de manipulação não é novidade, Joesley Batista, da JBS, realizou fortes lucros com a sua gravação “bomba” contra Michel Temer. Aliás, foi processado por fraudar o mercado financeiro dessa maneira.
Por outro lado, as demais pesquisas internas dos partidos e outros institutos não apresentaram tal variação tão favorável a Bolsonaro e desfavorável a Haddad. De fato, a mudança da metodologia do Ibope tornou os números incomparáveis com as pesquisas anteriores. Já o conjunto de explicações de Gerson Camarotti, na Globo News, antes da divulgação do resultado do Ibope, bem como a jogada ensaiada com Sérgio Moro, na liberação da delação fajuta de Palocci se somam a mais uma estranheza, a primeira vez que os números do Datafolha bateram com os do Ibope, o que nos traz menos certezas e mais dúvidas sobre o cenário eleitoral.
Certo que não houve manipulação dos números, nem da pesquisa em si. Os números e a pesquisa são reais. O que mudou foi o método de pesquisa, o filtro para ser mais exato, que beneficiou por demais Bolsonaro, em detrimento a Haddad. Surge daí, a questão primordial que se liga à primeira frase do texto: Por que a mudança no método, somente agora?
Nem é necessário abordar que a tentativa de causar desânimo entre os progressistas seria a primeira proposição. Mas, algo mais sutil e lucrativo pode estar por trás e que responde às duas perguntas, “por que agora?” e “para que serve financeiramente uma pesquisa?”. Agora, por que a eleição está próxima e se mata dois coelhos com uma única cajadada, causa desânimo e realiza lucro manipulando o câmbio, bem como o valor das ações. Surge daí, a segunda motivação de uma pesquisa, além de diagnosticar, provocar alteração na perspectiva eleitoral, que seja suficientemente capaz de impactar severamente na Bolsa de Valores. Dessa maneira, quem sabe antecipadamente que a bolsa subirá ou o dólar cairá, pode apostar na bolsa, sabendo previamente o que aparentemente seria aleatório.
Existe a possibilidade de erro nessa avaliação, é claro, mas, a confirmação virá nos próximos dias ou quando abrirem as urnas ou nas próximas pesquisas. Se for real, Bolsonaro terá menos votos que o levantado na pesquisa, tal como ocorreu em 2014, quando o Ibope e o Datafolha deram vitória a Aécio e erraram. Se abrirem as urnas e os números forem muito favoráveis a Haddad, a bolsa cairá e dólar subirá. Como agora é a hora de vender ações e comprar dólar, quem manipulou as informações, ao abrir a urna ou nas próximas pesquisas, comprará ações na baixa e venderá os dólares na alta. Simples assim, Joesley da JBS fez isso. Quem duvida que os grupos de mídia não fariam?
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube VÍDEO RELACIONADO COMEÇA EM 58:30
Receba nossas atualizações no WhatsApp
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
Curta Et Urbs Magna no Facebook
Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
Et Urbs Magna no Twitter
Um conluio de bandidos para massacrar o povo em dos especuladores financeiro. Somos mais forte que os vigaristas da direita podre. A pesquisa nefasta não mudará o voto dos eleitores consciente que tem o LULA/HDDAD como o melhor para o Brasil.
O IBOPE HA MUITO PERDEU A CONFIANÇA!!