Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Grammy 2025: Beatles concorrem com ‘Now And Then’ nas categorias disco do ano e melhor performance de rock

    Os quatro rapazes de Liverpool competirão na categoria disco do ano ao lado de artistas contemporâneos como Beyoncé, Taylor Swift, Billie Eilish, Sabrina Carpenter, Charli XCX, Chappell Roan e Kendrick Lamar

    UrbsMagna no WhatsApp
    ——-Receba Notícias———
    ➡️ UrbsMagna no Telegram


    A lendária banda britânica The Beatles foi indicada em duas categorias no Grammy 2025 por Now and Then, sua última música que usa Inteligência Artificial para separar o som de arquivos de áudio antigos.


    As indicações, nas categorias gravação do ano e melhor performance de rock, marcam o retorno do grupo a essas premiações após 27 anos. A última candidatura a esses prêmios foi em 1997, quando conquistaram três prêmios.

    Now and Then é descrita por Paul McCartney como “a última música dos Beatles” e teve origem de uma demo gravada por John Lennon na década de 1970.

    A faixa traz nova instrumentação de McCartney e Ringo Starr, os únicos membros vivos da banda, além de gravações de guitarra do guitarrista do grupo, George Harrison, feitas nos anos 90.

    A tecnologia de aprendizado de máquina, desenvolvida pela equipe do cineasta Peter Jackson, permitiu que a voz e o piano de John Lennon fossem separados para um som mais claro, tornando possível completar a música. O diretor já havia utilizado a técnica no documentário Get Back.

    Não há IA recriando as vozes”, explicou o produtor Giles Martin à revista Rolling Stone. “Para nós é a velha escola. Acho que se trata de não tentar deliberadamente: é muito mais fácil deixar as pessoas serem elas mesmas. De certa forma, é isso que dá coração à música”.

    Apesar de utilizarInteligência Artificial em sua produção, a faixa segue as regras do Grammy, que afirmam que “apenas criadores humanos são elegíveis para serem indicados ou ganharem um prêmio” da categoria, embora sejam permitidos trabalhos que contenham “elementos” de material gerado por IA.

    Os Beatles competirão na categoria disco do ano ao lado de artistas contemporâneos como Beyoncé, Taylor Swift, Billie Eilish, Sabrina Carpenter, Charli XCX, Chappell Roan e Kendrick Lamar.

    Ao longo de sua carreira, os quatro rapazes de Liverpool ganharam sete prêmios Grammy no total, incluindo sua primeira homenagem em 1965, como Melhor Artista Revelação e Melhor Performance de Grupo Vocal com A Hard Day’s Night. Em 1968, eles ganharam o álbum do ano por Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

    Now and Then, junto com Free As A Bird e Real Love, foi destinada a McCartney e Ringo Starr na década de 1990, na esperança de incluí-la no projeto The Beatles Anthology.


    Os Beatles foram uma influente banda de rock inglesa formada em Liverpool em 1960, composta por John Lennon (vocal, piano e guitarra) [Liverpool, 9 de outubro de 1940 – Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980], Paul McCartney, 82, (contrabaixo, violão, piano, bateria) [Liverpool, 18 de junho de 1942], George Harrison (guitarra solo) [Liverpool, 25 de fevereiro de 1943 – Califórnia, 29 de novembro de 2001] e Ringo Starr, 84, (bateria) [Liverpool, 7 de julho de 1940].

    O quarteto misturara estilos variados e revolucionaram a indústria musical, com álbuns sofisticados como Rubber Soul, Revolver e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

    A banda alcançou enorme sucesso e popularidade, originando a beatlemania, o que os tornou líderes da invasão britânica nos EUA.

    Após a separação em 1970, os ex-membros continuaram a ter sucesso solo.

    Os Beatles são a banda mais vendida da história, com várias conquistas e prêmios, incluindo prêmios Grammy e uma introdução no Hall da Fama do Rock and Roll.

    UrbsMagna no WhatsApp
    ——-Receba Notícias———
    ➡️ UrbsMagna no Telegram

    🗣️💬

    Discover more from

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading