Gleisi fala sobre surto de sarna que pode ter relação com a ‘ivermectina, assim como ordenou o inelegível’

Segundo Gleisi Hoffmann, quem “ordenou” o uso da droga contra a Covid-19 foi “o inelegível durante a pandemia, sem nenhuma evidência científica. Ele, o maior propagador de fake news




siga também nosso CANAL (AQUI)

Um surto de sarna em Santa Catarina pode estar relacionado ao uso indiscriminado de ivermectina, assim como ordenou o inelegível durante a pandemia, sem nenhuma evidência científica”, afirma a presidente nacional do Partido dos trabalhadores, Gleisi Hoffmann, em sua conta na rede social ‘X‘.

A deputada federal pelo Paraná acrescentou, sem citar nominalmente o nome do ex-presidente, que Bolsonaro é “o maior propagador de fake news”.

E o lado triste dessa história de Balneário Camboriú é saber que crianças estão sendo as mais afetadas. Consequências do negacionismo, agora cobrando o seu preço”, disse Gleisi.



Mas do que ela está falando?

Uma notícia real está gerando uma especulação em páginas e sites contrários ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Depois que algumas creches foram fechadas na cidade de Balneário Camboriú por conta de um surto de escabiose (a famosa sarna), começaram circular especulações sobre a suposta causa da doença.

As mensagens apontavam que a doença teria sido causa pelo uso indiscriminado de ivermectina contida no que chamavam de Kit Covid durante a pandemia. Há até uma titulação de “sarna do mito”.

Uma das mensagens se intitula “A sarna do mito” e diz que “o uso desenfreado, e não recomendado, de ivermectina para Covid-19 pode estar por trás do surto de escabiose, doença popularmente conhecida como sarna, em duas creches de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Medicamento estava presente nos “kits Covid” e tinha seu uso incentivado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia, mesmo que tal medicação não tenha sua eficácia comprovada contra a doença“.

Mas, de acordo com uma checagem do portal ‘Boatos.Org‘, não há qualquer comprovação de correlação ao uso de ivermectina e o surto de sarna em Balneário Camboriú (SC). E que a própria matéria, do ‘NSC Total‘, que foi utilizada por quem espalhou a especulação, é clara ao apontar isso.

Segundo o texto, autoridades em saúde não confirmaram isso e muito do que está circulando não passa de retórica política utilizada em uma pauta de saúde. Da mesma forma, ocorre no caso de quem vende a eficácia do remédio para o coronavírus.

De um modo resumido, o texto da agência de checagem afirma que qualquer remédio usado sem motivo específico pode causar problemas de saúde, e isso também foi observado com a ivermectina durante a pandemia da Covid-19. E que o uso indiscriminado de medicamentos levou a um aumento de infecções resistentes, como apontado pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) em 2021.

Houve especulações sobre o risco de surtos de escabiose devido ao uso indiscriminado de ivermectina, mas sem comprovação de correlação. Apesar das opiniões divergentes, é fato que o fármaco utilizado no Kit Covid é ineficaz contra o coronavírus, e muitas fake news sobre sua suposta eficácia surgiram na internet.




siga também nosso CANAL (AQUI)

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading