Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

“Brasil não aguenta mais” Bolsonaro, quase diz Gilmar Mendes após atos em vão no Dia da Independência

    Clickable caption
    O ministro
    O ministro do STF, GILMAR MENDES, durante sessão na Corte |1.8.2025| Imagem reprodução TV Justiça | Ao fundo, pessoas se manifestam em favor de Jair Bolsonaro durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo |7.9.2025| Foto: Nelson Almeida/AFP


    Ministro deu uma verdadeira “lapada” no chororô fabricado do bolsonarismo e garantiu que “crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão” e que “cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam” – LEIA A ÍNTEGRA



    Brasília, 07 de setembro de 2025

    No feriado da Independência, neste domingo (7/set), manifestantes bolsonaristas ocuparam ruas de capitais como São Paulo, onde o governador Tarcísio de Freitas discursou na Avenida Paulista criticando o ministro Alexandre de Moraes como uma “tirania”.

    O evento reuniu cerca de 42,2 mil pessoas no pico, segundo estimativa da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com pautas incluindo a defesa de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

    Em resposta indireta, o ministro decano Gilmar Mendes publicou em suas redes sociais uma mensagem reafirmando o compromisso da Corte com a Constituição.

    “No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. Não há no Brasil ditadura da toga, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”, escreveu Gilmar Mendes, destacando exemplos recentes de ameaças à democracia, como a pandemia com milhares de mortes e vacinas negligenciadas, além de acampamentos em quartéis e a invasão ao patrimônio público.


    A publicação ocorreu horas após discursos de aliados de Jair Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe de Estado, que integra o núcleo central da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por crimes como organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

    O ex-presidente, inelegível até 2030 por decisões da Justiça Eleitoral, cumpre prisão domiciliar noturna determinada por Alexandre de Moraes devido a descumprimentos de medidas cautelares.

    Aliados, incluindo Tarcísio de Freitas, cobraram do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, a pauta do projeto de anistia, que avança no Congresso apesar de críticas de juristas.

    O STF demonstra resiliência em julgamentos relacionados aos atos golpistas, com Gilmar Mendes elogiando a investigação da Polícia Federal (PF) e afirmando que a Corte possui maturidade para processar os réus, além de descartar a anistia para crimes graves.

    Em outra manifestação, o ministro previu conclusão do julgamento até o final deste ano, atribuindo à Suprema Corte o mérito pela sobrevivência da democracia.

    Paralelamente, atos em Recife e Brasília mobilizaram grupos da direita, com ausências notáveis de ministros do STF no desfile oficial, que teve mensagens de soberania do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

    A resposta de Gilmar Mendes reforça a unidade da Corte, com apoio a Alexandre de Moraes mesmo após sanções americanas sob a Lei Magnitsky, criticadas pelo decano como interferência externa.

    A publicação foi interpretada como rebate direto às falas de Tarcísio, enfatizando que o Brasil não tolera mais “sucessivas tentativas de golpe”.



    SIGA NAS REDES SOCIAIS




    Compartilhe via botões abaixo:

    2 comentários em ““Brasil não aguenta mais” Bolsonaro, quase diz Gilmar Mendes após atos em vão no Dia da Independência”

    1. BEATRIZ FLORENCIO MELLO

      Chegou a hora de espalharmos tudo de bom que o Lula, na direção deste governo está fazendo…tanta coisa boa…não entendo o pobre de direita…virou gado mesmo!

    2. Vania Barbosa Vieira

      É isso aí, rigor no julgamento de vândalos, golpistas e marginais. O Brasil merece respeito.

    Os comentários estão fechados.

    🗣️💬

    Discover more from

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading