“Genocídio… Não há mais nada a se esperar” de Bolsonaro, diz Kim Kataguiri (Vídeo)

20/03/2021 0 Por Redação Urbs Magna

Deputado pede não só o afastamento do presidente, mas também sua responsabilização criminal devido à “pilha de cadáveres [que] se avoluma em frente ao Palácio do Planalto”

O alto número diário de óbitos por Covid-19 levou o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) à exaltação no púlpito, onde responsabilizou o parlamento e Ministros a quem acusa de omissão de decisões a serem tomadas contra o Presidente da República Jair Bolsonaro.

Apoiador do ainda candidato à presidência em 2018, Kataguiri criticou a falta de um plano federal de contenção do coronavírus diante do crescimento de mortes diárias pela doença.

Segurando um rolo de papel toalha para representar o tamanho da “pilha de cadáveres que se avoluma” todos os dias “em frente do Palácio da Alvorada e em frente do Congresso Nacional”, o democrata disse que “é aberrante e triste que frente a esta desgraça nacional não haja um nenhuma resposta das instituições”.

“Todos neste plenário sabem as medidas que têm que precisam ser tomadas pra neste momento a gente desafogar o sistema de saúde”, afirmou Kataguiri sem mencionar o ‘lockdown’ necessário para conter o avanço do vírus no país.

“Todos sabem que o Presidente age com uma negligência criminosa”, continuou. “E não há esse plano porque o Presidente está preocupado que vai perder a reeleição de 2022 se tomar essas medidas ao custo de todos os dias a gente ter um aumento exponencial de mortes”, prosseguiu.

“Não há mais nada que se esperar” de Bolsonaro

Exaltado, o deputado Kim Kataguiri ainda disse que a responsabilidade de tomar medidas efetivas no combate à pandemia não é mais apenas do Presidente “porque não há mais nada de se esperar dele. A responsabilidade agora é do parlamento.

É o parlamento que sobe em palanque de pilhas de corpos todos os dias quando se omite a agir contra o Presidente da República e sua negligência criminosa em relação à pandemia”. disse o deputado.

“É da própria definição ‘Tipo Penal Genocídio”, frisou.

Já não se trata mais de direita ou esquerda, já não se trata mais de você ter uma divergência ideológica, uma divisão de mundo com o colega parlamentar. Se trata de você ver um crime sendo cometido na sua frente e você não fazer nada”, argumentou.

“Você vê o genocídio, o morticídio, a pilha de corpos na tua frente e você não fazer nada!”, exclamou.

“Não é possível que esse parlamento seja conivente com isso. Sequer uma CPI”, cobrou Kataguiri.

“Eu não estou nem falando de uma responsabilização pra impeachment”, afirmou o deputado sobre o motivo que seria suficiente para que Bolsonaro, além de merecer ser declarado incapaz para o exercício do cargo, fosse responsabilizado criminalmente pela crise na saúde, que segundo especialistas caminha para uma crise funerária.

“Não! Nenhuma provocação de ministro esse parlamento mais é capaz de fazer”, afirmou.

“É essa a atenção que eu gostaria de chamar no plenário da Câmara dos Deputados: que o número de mortes que agora se acumula não é mais só responsabilidade do Presidente da República. Esse sangue que escorre todos os dias, está escorrendo nas nossas mãos também”, pontuou o congressista.

Assista:

Comente