Em outro item, se explica que os EUA reiteram que permanecerão fora do acordo, mas que se comprometem em ajudar de outras maneiras.
Tampouco há, no texto final, uma menção direta com relação à guerra comercial. Indagado sobre o tema, Macri disse que “todos estamos na expectativa do resultado da reunião entre China e EUA”, que ocorrerá na noite deste sábado.
O documento reafirma que a solução para o atual dilema nas relações internacionais de comércio passaria pela “necessária reforma da OMC (Organização Mundial do Comércio) para melhorar seu funcionamento.”
Macri comentou que o brasileiro Roberto Azevêdo, diretor-geral da OMC, “saiu daqui com uma caixa de propostas e vamos acompanhar o seu trabalho nos próximos meses”.
O acordo tem um item longo sobre as mulheres. “Nos comprometemos em reduzir o abismo entre os dois sexos no mercado em 25% até 2025”.
E sobre os imigrantes, “vivemos num mundo em que há grandes movimentos de refugiados e isso tem de ser uma preocupação global com o impacto humanitário, político, social e econômico desses movimentos.”
Indagado sobre seus encontros com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e com o príncipe saudita Mohammed bin Salman, Macri afirmou que conversou sobre as investigações do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi com o turco, mas não com o saudita, principal suspeito de ser o mandante do crime.
Um pouco antes da entrevista do presidente, os ministros da Economia, Nicolás Dujovne, e das Relações Exteriores, Jorge Faurie, afirmaram que “o texto final do encontro reflete o consenso possível, disponível, no momento da assinatura, tanto com relação ao comércio como com relação ao clima”
Receba nossas atualizações direto no seu WhatsApp
Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem
Doe ao Et Urbs Magna
𝙲𝙾𝙽𝚃𝚁𝙸𝙱𝚄𝙰 𝚌𝚘𝚖 𝚘 𝚅𝙰𝙻𝙾𝚁 𝚀𝚄𝙴 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙹𝙰𝚁 (O valor está expresso em Dólar americano) Para alterar o valor a contribuir, basta alterar o MULTIPLICADOR na caixa correspondente 𝐀 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐔𝐒𝐃 $ 5 até o limite que desejar
$5.00
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
Curta Et Urbs Magna no Facebook
Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
Et Urbs Magna no Twitter