Funcionário de Ministério na China crê que covid-19 é arma biológica dos EUA e o povo o apoia no Weibo

13/03/2020 0 Por Redação Urbs Magna

Na China, as autoridades estão convencidas na teoria sustentada por um dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores de que o vírus Covid-19 pode realmente ter sido originado e disseminado como arma biológica por militares americanos. A população apoia e o assunto é viral na maior rede social da República Popular, o Weibo.

Em vídeo compartilhado no Twitter, o americano Robert Redfield admite que algumas mortes por coronavírus nos Estados Unidos foram diagnosticadas como causadas pelo covid-19, a que chama de ‘chinês’. O funcionário da chancelaria da China, Zhao Lijian, twittou em seguida:

Quando o paciente zero começou nos EUA? Quantas pessoas estão infectadas? Quais são os nomes dos hospitais? Pode ser o exército dos EUA que trouxe a epidemia para Wuhan. Seja transparente! Torne públicos seus dados! Os EUA nos devem uma explicação!

A colega de trabalho de Zhao, Hua Chunying, também pulou nos comentários, twittando: “É absolutamente errado e inapropriado chamar isso de coronavírus chinês“.

A teoria da conspiração que Zhao e Hua estão fazendo referência circula um pouco nas mídias sociais chinesas nas últimas semanas. Eles afirmam que os soldados americanos trouxeram o coronavírus com eles para Wuhan enquanto participavam dos Jogos Mundiais Militares de 2019, realizados na capital Hubei, entre 18 e 27 de outubro.

A teoria faz todo o sentido e é apoiada pelas mesmas evidências de uma proposta do senador norteamericano, Tom Cotton, de que o coronavírus foi criado em um laboratório de guerra biológica chinês .

No entanto, quando perguntado sobre a teoria em uma entrevista coletiva na sexta-feira em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Geng Shuang não criticou Zhao, atacando apenas os políticos americanos:

Nos últimos dias, notamos muitas discussões sobre a origem do coronavírus. Opomo-nos firmemente aos comentários infundados e irresponsáveis feitos por certas autoridades americanas de alto nível e membros do Congresso sobre esse assunto para atacar a China.

O fato é que existem opiniões diferentes nos EUA e entre a grande comunidade internacional sobre a origem do coronavírus. A China acredita que é uma questão que requer avaliação profissional e baseada na ciência.

Quando pressionado se era realmente a posição do governo chinês de que o exército dos EUA levou a epidemia a Wuhan, Geng respondeu que as opiniões diferem, mas que a China acredita que a origem do coronavírus é uma questão de ciência, deixando de aproveitar novamente a oportunidade de rejeitar completamente a teoria.

O próprio Zhao continua apoiando a teoria, recorrendo à citação de artigos de um site de conspiração como prova.

Zhao recentemente conseguiu um emprego no Ministério das Relações Exteriores depois de servir como vice-chefe de missão na embaixada chinesa no Paquistão, onde se tornou o mais infame diplomata da China no Twitter, brigando com a ex-assessora de segurança nacional dos EUA Susan Rice, levando-a a chamá-lo de “racista desgraçado”.

Ele certamente parece ter um talento especial para o Twitter, bloqueando várias pessoas que o chamaram por falar bobagens.

Enquanto isso, seu tweet se tornou viral nas mídias sociais chinesas, popularizando ainda mais a teoria entre os internautas.

Por que isso aconteceu em Wuhan? Isso faz sentido. Os Estados Unidos devem fornecer uma explicação. O povo de Wuhan sofreu!”, escreveu em um comentário com 14.000 curtidas.

A maioria dos especialistas continua acreditando que o coronavírus provavelmente se originou em Wuhan, embora alguns pesquisadores chineses não acreditem.

Na sexta-feira, o South China Morning Post informou que o governo chinês havia rastreado o vírus até um homem de 55 anos de Hubei que foi hospitalizado em 17 de novembro.

O homem ainda não foi confirmado como “paciente zero”.

via Shanghaiist

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é ET-URBS-MAGNA-LARANJA-um2-1024x1024.png
Telegram
Receba nossas Newslleters
gratuitamente. Acesse e siga
NOSSO CANAL
Não tem o aplicativo? ACESSE AQUI e
Saiba por que o TELEGRAM é 10 vezes
melhor que o WHATSAPP
Acompanhe as publicações do
ET URBS MAGNA no FACEBOOK
(CURTA AQUI)
Utilize o espaço abaixo que reservamos
para você fazer comentários. Role a página
e comente sobre este assunto.
Os comentários não representam a opinião
do ET URBS MAGNA. A responsabilidade
é do autor da mensagem.




Anúncios