Funcionário de Ministério na China crê que covid-19 é arma biológica dos EUA e o povo o apoia no Weibo
13/03/2020Na China, as autoridades estão convencidas na teoria sustentada por um dos funcionários do Ministério das Relações Exteriores de que o vírus Covid-19 pode realmente ter sido originado e disseminado como arma biológica por militares americanos. A população apoia e o assunto é viral na maior rede social da República Popular, o Weibo.

Em vídeo compartilhado no Twitter, o americano Robert Redfield admite que algumas mortes por coronavírus nos Estados Unidos foram diagnosticadas como causadas pelo covid-19, a que chama de ‘chinês’. O funcionário da chancelaria da China, Zhao Lijian, twittou em seguida:
“Quando o paciente zero começou nos EUA? Quantas pessoas estão infectadas? Quais são os nomes dos hospitais? Pode ser o exército dos EUA que trouxe a epidemia para Wuhan. Seja transparente! Torne públicos seus dados! Os EUA nos devem uma explicação!“
2/2 CDC was caught on the spot. When did patient zero begin in US? How many people are infected? What are the names of the hospitals? It might be US army who brought the epidemic to Wuhan. Be transparent! Make public your data! US owe us an explanation! pic.twitter.com/vYNZRFPWo3
— Lijian Zhao 赵立坚 (@zlj517) March 12, 2020
A colega de trabalho de Zhao, Hua Chunying, também pulou nos comentários, twittando: “É absolutamente errado e inapropriado chamar isso de coronavírus chinês“.
@CDCDirector Dr. Robert Redfield: Some cases that were previously diagnosed as Flu in the US were actually #COVID19. It is absolutely WRONG and INAPPROPRIATE to call this the Chinese coronavirus. https://t.co/Mk4RB7XYq0
— Hua Chunying 华春莹 (@SpokespersonCHN) March 12, 2020
A teoria da conspiração que Zhao e Hua estão fazendo referência circula um pouco nas mídias sociais chinesas nas últimas semanas. Eles afirmam que os soldados americanos trouxeram o coronavírus com eles para Wuhan enquanto participavam dos Jogos Mundiais Militares de 2019, realizados na capital Hubei, entre 18 e 27 de outubro.
A teoria faz todo o sentido e é apoiada pelas mesmas evidências de uma proposta do senador norteamericano, Tom Cotton, de que o coronavírus foi criado em um laboratório de guerra biológica chinês .
No entanto, quando perguntado sobre a teoria em uma entrevista coletiva na sexta-feira em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Geng Shuang não criticou Zhao, atacando apenas os políticos americanos:
Nos últimos dias, notamos muitas discussões sobre a origem do coronavírus. Opomo-nos firmemente aos comentários infundados e irresponsáveis feitos por certas autoridades americanas de alto nível e membros do Congresso sobre esse assunto para atacar a China.
O fato é que existem opiniões diferentes nos EUA e entre a grande comunidade internacional sobre a origem do coronavírus. A China acredita que é uma questão que requer avaliação profissional e baseada na ciência.
Quando pressionado se era realmente a posição do governo chinês de que o exército dos EUA levou a epidemia a Wuhan, Geng respondeu que as opiniões diferem, mas que a China acredita que a origem do coronavírus é uma questão de ciência, deixando de aproveitar novamente a oportunidade de rejeitar completamente a teoria.
O próprio Zhao continua apoiando a teoria, recorrendo à citação de artigos de um site de conspiração como prova.
This article is very much important to each and every one of us. Please read and retweet it. COVID-19: Further Evidence that the Virus Originated in the US. https://t.co/LPanIo40MR
— Lijian Zhao 赵立坚 (@zlj517) March 13, 2020
Just take a few minutes to read one more article. This is so astonishing that it changed many things I used to believe in. Please retweet to let more people know about it. https://t.co/jprOhxlYE9
— Lijian Zhao 赵立坚 (@zlj517) March 13, 2020
Zhao recentemente conseguiu um emprego no Ministério das Relações Exteriores depois de servir como vice-chefe de missão na embaixada chinesa no Paquistão, onde se tornou o mais infame diplomata da China no Twitter, brigando com a ex-assessora de segurança nacional dos EUA Susan Rice, levando-a a chamá-lo de “racista desgraçado”.
Ele certamente parece ter um talento especial para o Twitter, bloqueando várias pessoas que o chamaram por falar bobagens.
In other news, China’s foreign ministry has blocked me for showing the truth on the #WuhanVirus.Lijian Zhao is China’s deputy director of Foreign Ministry Info Dept & the driver of Beijing’s social media propaganda. #CoronavirusPandemic #MadeInChina #MakeChinaPay @WIONews pic.twitter.com/yt9mCqkwmp
— Palki Sharma (@palkisu) March 13, 2020
Zhao Lijian blocked me for pointing out his dangerous lying.
— James Palmer (@BeijingPalmer) March 12, 2020
Snowflake Zhao Lijian the paper wolf warrior has blocked me pic.twitter.com/zzfgEZnP9t
— Bill Bishop (@niubi) March 12, 2020
Enquanto isso, seu tweet se tornou viral nas mídias sociais chinesas, popularizando ainda mais a teoria entre os internautas.
“Por que isso aconteceu em Wuhan? Isso faz sentido. Os Estados Unidos devem fornecer uma explicação. O povo de Wuhan sofreu!”, escreveu em um comentário com 14.000 curtidas.
A maioria dos especialistas continua acreditando que o coronavírus provavelmente se originou em Wuhan, embora alguns pesquisadores chineses não acreditem.
Na sexta-feira, o South China Morning Post informou que o governo chinês havia rastreado o vírus até um homem de 55 anos de Hubei que foi hospitalizado em 17 de novembro.
O homem ainda não foi confirmado como “paciente zero”.
via Shanghaiist