Folha sugere que Lula é preso político ao compará-lo com outros denunciados que estão livres

Matéria assinada por Felipe Bächtold da Folha de São Paulo desta segunda (18) incita à uma avaliação da situação de Lula na condição de perseguido com fins políticos, ao sugerir a seus leitores, em sua grande maioria ultra-direitistas, que comparem-no com outros denunciados pela Operação Lava Jato no mesmo período de tempo mas que, contrariamente ao ex-presidente, continuam livres.

“Lula é perseguido pela Justiça? Compare com Aécio, Serra, Temer, Collor e Sarney – Ausência de punição a adversários do ex-presidente se tornou argumento recorrente de petistas”, anuncia a Folha.

Leia a transcrição da matéria:

A ausência de punição a adversários do ex-presidente Lula se tornou um argumento recorrente de petistas para justificar a tese de “perseguição política” a que ele estaria submetido na Lava Jato.

Em cinco anos desde que foi deflagrada, a operação mirou opositores de Lula e outros ex-presidentes. Mas fatores como o foro especial e trâmites longe da Vara Federal de Curitiba, conhecida pela agilidade nos processos, têm retardado alguns outros processos.

(…)

Há casos que começaram a ser investigados na mesma época, em 2015, e que ainda não têm um desfecho. Um exemplo é o de outro ex-presidente, o hoje senador Fernando Collor (Pros-AL), réu no STF (Supremo Tribunal Federal) devido ao foro especial. Ele foi acusado formalmente na Lava Jato, em 2015, mas até hoje o caso dele não foi julgado.

A 13ª Vara Federal de Curitiba, na qual atuava o ex-juiz Sergio Moro, é especializada em crimes financeiros, e o titular se dedica apenas a casos ligados à Lava Jato, o que dinamizou suas iniciativas. Por decisão do Supremo, porém, o juízo lá se limita a casos relativos à Petrobras, foco da operação em seu início, em 2014.

Entre adversários diretos do PT, os ex-presidenciáveis tucanos Aécio Neves e José Serra, que têm foro especial, também estão às voltas com investigações que andaram em ritmos variados. Aécio se tornou réu em decorrência da delação da JBS em abril de 2018. Até agora, porém, o caso pouco andou. Serra tende a ser beneficiado por prazos de prescrição.

O trâmite mais moroso no STF chegou a beneficiar petistas, como o próprio Lula, denunciado três vezes na corte —uma delas ainda sem definição há um ano e meio.

Leia mais aqui

Bolsonaro, indubitavelmente, anda mal das pernas surpreendendo até mesmo aqueles que fizeram as mais pessimistas previsões antes do início de seu mandato. Ele é, visivelmente, submisso ainda pior que Temer, que disfarçava uma preocupação com a soberania brasileira.

Além disso, o jornal Folha de São Paulo, bem como outras mídias conhecidas, se tornou um dos principais desafetos do presidente, que chegou a declarar que as redes sociais seriam as principais fontes de informação sobre seu governo.

A iniciativa da Folha em abrir um assunto da esquerda em um espaço neoliberal até expandi-lo à ideia da prisão política de Lula, ainda que sutilmente, pode estar propositalmente tentando conduzir os consumidores da política ultradireitista para uma gradativa sensatez, e isso pode ter segundas intenções.

Um fato é que a prisão de Lula tornou-se insustentável para seus próprios adversários ante as crescentes manifestações internacionais sobre o assunto. Todos querem saber o que está acontecendo no Brasil.

Et Urbs Magna via Folha de São Paulo

Receba nossas atualizações direto no seu WhatsApp – Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem – É GRÁTIS – ACESSE AQUI

Doe ao Et Urbs Magna

𝙲𝙾𝙽𝚃𝚁𝙸𝙱𝚄𝙰 𝚌𝚘𝚖 𝚘 𝚅𝙰𝙻𝙾𝚁 𝚀𝚄𝙴 𝙳𝙴𝚂𝙴𝙹𝙰𝚁 (O valor está expresso em Dólar americano) Para alterar o valor a contribuir, basta alterar o MULTIPLICADOR na caixa correspondente 𝐀 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐞 𝐔𝐒𝐃 $ 5 até o limite que desejar

$5.00

Comente

1 comentário em “Folha sugere que Lula é preso político ao compará-lo com outros denunciados que estão livres”

  1. Pingback: Folha sugere que Lula é preso político ao compará-lo com outros denunciados que estão livres | Espaço de walter

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.