O ministro da Justiça e Segurança Pública argumentou sobre seu desejo de que a ação “ocorra em paz, sem conflitos” e conta “com a colaboração de todos“
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (6/2), que determinou “a ampliação da presença da Polícia Federal e da Força Nacional em Roraima, ao longo desta semana“.
O Estado e o Amazonas concentram a Terra Indígena Yanomami, o lar dos povos ianomâmis e iecuanos, área que se sobrepõe a várias unidades de conservação federais ou estaduais.
Após o início de ações de repressão à atividade clandestina, os garimpeiros ilegais que atuam na TIY começaram a fugir, desde que, na última quarta-feira (1º), a FAB (Força Aérea Brasileira) iniciou controle do espaço aéreo e usa aeronaves com radares superpotentes.
A fuga é motivada devido a uma grande operação nos próximos dias visando expulsar de vez os criminosos do TIY, em cujo território terá a presença dasForças Armadas Nacional e da Polícia Federal.
Segundo Flávio Dino, “a desintrusão das terras indígenas” deve ocorrer “em paz, sem conflitos“. O ministro conta “com a colaboração de todos” para o “cumprimento ao Decreto do presidente Lula“.
Assine para obter acesso
Leia mais sobre este conteúdo ao tornar-se assinante hoje.