Explosão de infecções e Omicron faz o Brasil registrar mais de 45 mil casos em 24 horas

Uma profissional de Saúde realiza testagem para identificar o coronavírus em um homem no interior de um carro, em São Paulo | Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil


PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO

O aumento ocorre após dezembro, com o apagão de dados do SUS e a expansão da variante, diz o consórcio de imprensa realizado com as Secretarias de Saúde dos estados brasileiros

Dados sobre a pandemia de coronavírus no país, coletados até às 20h desta quinta-feira (6/1) pelo consórcio da imprensa com as Secretarias de Saúde dos estados mostra uma explosão de infecções após o mês de dezembro, com o apagão de dados, e grande expansão da variante Omicron e o Brasil registra mais de 45 mil casos de coronavírus em menos de 24 horas.

Foram registradas 171 mortes pela doença, o que elevou para 619.730 o número de óbitos e para 22.395.322 a quantidade de pessoas que foram infectadas até agora, desde o início da pandemia.

O Piauí foi o que registrou maior número de casos. Foram 9.660 infecções. O governo do estado afirmou que o sistema do SUS voltou ao ar somente nesta quinta-feira. Por este motivo, as somas levam em conta todos os casos represados desde o início do último mês de 2021.

O represamento de dados após um ataque cibernético em dezembro pode ser, de acordo com matéria na Folha de S. Paulo, um dos fatores para os crescimentos recentes dos números de casos de Covid.

Este mesmo represamento pode, ao mesmo tempo, ter registrado um aumento de fato das infecções pelo Sars-CoV-2 após as festas de fim de ano, o que já vinha sendo apontado com uma possibilidade por especialistas.

O Brasil ainda assiste a expansão da Omicron, extremamente mais contagiosa do que outras variantes da Covid, mas em outros países, a chegada da variante levou a recordes de infecções. E devido à nova variante, os casos mundiais também bateram recordes nos últimos dias.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading