Europa desenvolve reator experimental de energia semelhante ao sol

Um grupo de cientistas na Alemanha está desenvolvendo um reator experimental de fusão nuclear que produzirá energia inesgotável, baseado nas estrelas e no sol.
“Nós construimos um pequeno sol na Terra”, afirmou um físico da Universidade de Sevilha, Manuel Garcia Munhoz, que participa do projeto europeu.
Segundo o portal espanhol Solociencia.com a nova fonte de energia é limpa e inesgotável.
O cientista afirma que para Na produção de energia, as estrelas fundem os núcleos dos átomos que as originam causando temperaturas de milhões de graus, e reproduzirão este processo na Terra controlando a fusão de isótopos de hidrogênio que se formam dentro do reator, causando temperaturas ainda maiores que a do sol, ou seja, 100 milhões de graus. Segundo ele, não existe matéria capaz de suportar tais temperaturas e por isso será necessário manter o plasma produzido confinado a campos magnéticos isolados das paredes do reator.
Ainda que uma parcela de íons energéticos, produzidos pelo plasma gerado da fusão nuclear, é perdida no processo, o Instituto Max-Planck de Física do Plasma de Munique, Alemanha, onde está instalado o reator, segue com o projeto. Para isso, foram instalados detectores com o fim de medir a quantidade perdida.
Após conseguir controlar toda a perda de íons, segundo o grupo de cientistas referência mundial no desenvolvimento destes reatores, “a energia que se obterá de 1 copo d’água valerá para toda energia que uma pessoa consumiria em toda sua vida. A fusão de partículas de hidrogênio será viável em um futuro próximo, uns vinte anos, quando poderá ser uma alternativa aos combustíveis convencionais como o petróleo.
 Clique para ter a espetacular visão panorâmica do reator, disponibilizada para os internautas.
Todo o estudo está publicado na revista Plasma Physics Controlled Fusion.
Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading