Mas para conter a alta dos combustíveis no Brasil, Bento Albuquerque afirmou que “estoques não são estabelecidos tão rápido assim”
A guerra na Ucrânia levou a uma disparada internacional do preço do petróleo. Com isso, EUA apelaram ao Brasil para ampliar a produção “o mais rápido possível”, via conversa por videoconferência na quinta-feira (10/3) entre a secretária de energia do governo Biden, Jennifer Granholm, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. De acordo com matéria no Valor, o ministro disse que a secretária americana “me perguntou se o Brasil poderia fazer parte desse esforço, e eu falei ‘claro que pode’. Já estamos aumentando a produção“. Mas, sobre as medidas para conter a alta dos combustíveis no Brasil, Albuquerque afirmou que parte delas leva tempo para produzir resultados, como no caso do fundo de estabilização de preços, aprovado pelo Senado na última semana: “Fundos não nascem da noite para o dia. Estoques também não são estabelecidos tão rápido assim”, afirmou.
Segundo o texto, Albuquerque disse, na sexta-feira (11/3), que a conversa serviu para discutir a “conjuntura internacional” e para tratar da necessidade de aumentar a produção de petróleo no mundo “o mais rápido possível”. O ministro disse que “enquanto a maioria dos países da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico], reduziu, nós aumentamos nossa produção nos últimos três anos”.
A OCDE é uma organização econômica intergovernamental, composta atualmente por 38 países membros, para estimular o progresso econômico e o comércio mundial. Neste fórum, os países se descrevem comprometidos com a democracia e a economia de mercado, oferecendo uma plataforma para comparar experiências políticas, buscar respostas para problemas comuns, identificar boas práticas e coordenar as políticas domésticas e internacionais de seus membros. A maioria dos membros é formada por economias de alta renda com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito alto e consideradas países desenvolvidos.
Albuquerque acrescentou que os países vão liberar 60.000.000 m³ de petróleo nos próximos dois meses “para tentar evitar a volatilidade do preço do petróleo no mundo, principalmente no mundo ocidental, para os países da OCDE”, disse. Um detalhe interessante é que o Brasil não faz parte da OCDE. “Talvez não tenha diesel para atender a demanda de todos os países”, disse ainda o ministro explicando que os estoques de diesel nos EUA estão 20% abaixo da capacidade.
Apesar da preocupação em atender os americanos, Albuquerque afirmou que, no Brasil, o armazenamento tem sido acompanhado em cada região pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) com os estoques sendo mantidos em níveis mais elevados e que, diante da iminência de um desabastecimento, o governo criou um comitê de monitoramento, mas disse que a alta dos preços não acontece somente no Brasil. O ministro disse também que o Brasil não consegue processar o óleo bruto extraído dos campos para atender o mercado interno acrescentando que “temos uma dependência externa grande”, com cerca de 30% do diesel e do GLP importados.
Explicando a dependência mencionada pelo ministro
Enquanto isso, o povo brasileiro sente no bolso os valores abusivos que, segundo o Partido dos Trabalhadores, são resultantes da dolarização implementada pelo “desgoverno Bolsonaro“. A legenda prevê que “o que já era uma catástrofe irá piorar, diante da crise internacional deflagrada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia“.
Segundo a legenda, “o ataque do governo Bolsonaro ao patrimônio do povo brasileiro, uma estratégia entreguista iniciada no governo Temer, a partir do golpe de 2016, prevê a privatização da BR Distribuidora e de refinarias. De acordo com dados do Observatório Social da Petrobras, desde 2015, a empresa se livrou de R$ 243,7 bilhões em bens, entre eles, a rede de gasodutos do Norte e Nordeste TAG (Transportadora Associada de Gás), a controladora de gasodutos NTS (Nova Transportadora do Sudeste) e a BR Distribuidora“.
“O plano é manter cinco de 13 refinarias listadas no rol da empresa no ano passado. O plano de negócios dos entreguistas e traidores da pátria estima, para o período 2022/2026, a venda de US$ 15 bilhões a US$ 25 bilhões em bens“, diz o portal do PT.
Uma denúncia da AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras) diz que nesta semana a ANP apresentou em pré-edital minutas de contrato para leilão de 11 blocos do pré-sal, em operação a ser realizada no âmbito da OPP (Oferta Permanente de Partilha), cujo processo resultará na redução dos “volumes de petróleo que venham a beneficiar o povo brasileiro”.
Segundo a associação “o entreguismo é amparado por dispositivos legais”, com “conivência dos poderes judiciário e legislativo“. A AEPET acrescenta que “enquanto o brasileiro, sem informações ou tendo-as incompletas e até para induzir a erro, se deixa roubar o futuro do povo, do País”.
Ainda segundo a associação, ao mesmo tempo em que o preço do barril rompe a barreira dos U$ 100 no mercado internacional, aqui, a direção da Petrobras, para não evidenciar o caráter entreguista de sua atuação, esconde o preço do custo de produção de um barril do pré-sal: “Podemos estimar, no máximo, com os custos financeiros incluídos, [que é] inferior a US$ 20”.
“É desta ordem de valor o que está sendo proposto pela ANP e a direção da Petrobras retirar do futuro do Brasil: 80 dólares vezes a reserva de cerca de 50 bilhões de barris”, denuncia a associação. “Precisamos reagir. Colocar esta discussão na pauta dos candidatos a presidente do Brasil, a senadores e a deputados federais”, conclui.
Lula alerta para as consequências
“Hoje, nós temos no Brasil mais de 400 empresas privadas importando gasolina dos Estados Unidos”, disse LULA, em entrevista no início do mês. “A responsabilidade de quem está dirigindo este país é entregar para a iniciativa privada, que vai comprar gasolina dos Estados Unidos e vender para a gente a preço de dólar. Os coitados dos motoristas de caminhão, por essas estradas, não conseguem ganhar dinheiro porque gastam tudo com óleo diesel”, lamentou.
“Essa é uma das razões por que deram o golpe na Dilma. Como nós fizemos uma nova lei do petróleo, que garantia que o petróleo fosse do povo brasileiro, que garantia a criação de um fundo de desenvolvimento com o dinheiro do petróleo para a educação, a saúde e a ciência e tecnologia, e tinha uma empresa criada para administrar as riquezas do pré-sal, como é feito na Noruega, então eles não se aquietaram até mudar”.
Nesta semana, o ex-presidente também advertiu para os efeitos da dolarização da gasolina no dia-a-dia do trabalhador, cuja poder de compra foi dizimado pela política insana de Bolsonaro e Paulo Guedes.
“O preço do combustível é caro no tanque, mas também no mercado, porque impacta no preço dos alimentos”, argumentou LULA. “Esse preço dolarizado dos combustíveis concentra riqueza nas mãos dos mais ricos e tira recurso dos mais pobres”, afirmou. “Não existe nenhuma razão técnica ou político-econômica para a Petrobrás tomar a decisão de internacionalizar o preço dos combustíveis, a não ser para atender os interesses dos acionistas, principalmente aqueles que ficam lá em Nova Iorque”.

Uma única questão: o GOVERNO Brasileiro tem como reverter aquelas “vendas” de nosso patrimônio?…
Os comentários estão fechados.