Estadão defende LULA de mentira de bolsonaristas

08/06/2021 0 Por Redação Urbs Magna
Estadão defende LULA de mentira de bolsonaristas

O jornal aponta mentira que viralizou no Facebook inventando que ex-presidente teria falado sobre facilidade de comprar votos no Nordeste

É falso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha feito declarações sobre compra de voto de pessoas da região Nordeste, diz o Estadão. No Facebook, circula um meme que diz que o ex-presidente teria falado “basta colocar um grão de arroz na mesa do nordestino que ele vota em você” e “com dez reais eu compro um baiano”. No entanto, não há registros na imprensa de que o ex-presidente tenha dito isso. Além disso, a assessoria de imprensa do Instituto Lula negou a autoria das frases. A peça de desinformação foi compartilhada mais de 14 mil vezes na rede social, afirmou o jornal.

Ambas as frases circulam em boatos na internet há alguns anos. Em meados de 2015, Lula participou de um seminário, e um blog (que atualmente está fora do ar) publicou que o ex-presidente teria dito o seguinte: “Os pastores ‘mete’ o pau na gente, mas os fiéis deles votam na gente, nem na Bíblia a gente acredita e eles ‘vota’ em nós. Tudo por causa de um grão de arroz na mesa.” Mas Lula não disse isso, como mostrou a Agência Lupa em verificação de novembro 2019.

No seminário em questão, Lula disse que os pastores evangélicos “jogam a culpa (de tudo) em cima do diabo”. “Você está desempregado é o diabo, está doente é o diabo, tomou um tombo é o diabo, roubaram o seu carro é o diabo”, declarou. Lula continua: “Não tem nem investigação. É direto. O culpado está ali. É a teoria do domínio do fato”.

A segunda frase, sobre baianos, também circula em boatos antigos. Em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador (BA), em agosto de 2017, Lula afirmou que, a fim de recuperar a economia, é necessário que haja estímulo ao consumo: “Você dá R$ 10 para o pobre, ele vira consumidor. Você dá R$ 10 milhões para o rico, ele deixa na conta bancária”. Em nenhum momento o ex-presidente disse “com 10 reais eu compro um baiano”, defendeu a matéria do Estadão.

A peça de desinformação surgiu com um vídeo manipulado, de apenas de 45 segundos. Ele foi recortado de uma entrevista de mais de 47 minutos. A fala de Lula tirada de contexto é dita perto da marca de 46 minutos, afirma a reportagem.

Confira no vídeo abaixo e leia mais a seguir:

O conteúdo também foi checado pela agência de checagem Aos Fatos.

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook  é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas:  apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.


Siga no Telegram

Comente