O relatório da OCDE reconhece o Brasil como o país que mais investiu em educação básica na Era Lula. Esse é o jeito de ser de Lula; o jeito de Lula lidar com o povo; o jeito de Lula governar o Brasil. Uma revolução foi feita na educação do Brasil pelos governos do PT de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, quando estiveram à frente da presidência da República.
Ministro da Educação de ambos presidentes, Fernando Haddad (2005-2012), em 2007, Haddad criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) , para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas e, assim, desenvolver ações para superar os principais desafios encontrados.
As universidades públicas e institutos federais, antes basicamente centralizados nas capitais dos estados, foram levados para todo o interior do país. Foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários, praticamente duplicando o número de alunos entre 2003 a 2014: de 505 mil para 932 mil.
Os institutos federais também tiveram uma grande expansão durante os governos do PT: foram implantados mais de 360 unidades por todo o país.