Espanha tem ‘vitória socialista’ e ‘derrota histórica’ da direita

29/04/2019 1 Por Redação Urbs Magna

Os madrilenhos El País e El Mundo e o catalão La Vanguardiamanchetaram o triunfo do PSOE de Pedro Sánchez, à esquerda, e a “derrota histórica” ou “debacle” do PP, à direita. No título do editorial do El País, “Vitória socialista”.

Ressaltaram que o primeiro-ministro precisa de “pactos para governar”, mas poderá “escolher seus sócios”, talvez até “sem os separatistas” da Catalunha. Com menos atenção, noticiaram o retorno da extrema direita no parlamento.

Fora da Espanha, as manchetes dos ingleses Financial Times e Guardian, do francês Le Monde, do alemão Süddeutsche Zeitung, do russo RBC e do argentino Clarín, entre muitos outros, foram na linha “Socialistas vencem”.

Também nos EUA os enunciados apontaram vitória dos “socialistas”, expressão que Donald Trump vem tentando estigmatizar e que divide o próprio Partido Democrata —com crescente resistência do establishment aos presidenciáveis “socialistas”. New York TimesWall Street Journal e Washington Post evitaram destacar na manchete.

LULA LÁ

No domingo de eleição na Espanha, o ex-presidente brasileiro dividiu a capa do El País. A entrevista ocupou o alto da home page de jornais como Guardian e latino-americanos, mas NYT e WP se limitaram ao despacho da Associated Press, com a frase de que o Brasil é governado por “maluco”:

via Folha de São Paulo

Comente